Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Bob Esponja completa 10 anos

Bob Esponja completa 10 anos

da Associated Press, em Nova York

Durante um festival na Alemanha, onde um grupo de seis mulheres andava vestindo camisetas do personagem Bob Esponja, a mulher de Stephen Hillenburg o cutucou: "Por que você não conta a elas quem você é?", questionou. Hillenburg, que criou Bob Esponja (SpongeBob SquarePants) e todos os seus colegas, ficou com receio. "Achei que seria uma coisa tão surreal, elas provavelmente não acreditariam em mim", afirmou.

Comemorando dez anos, o desenho criado por Hillenburg ganha uma programação especial na TV norte-americana neste fim de semana. O canal Nickelodeon exibe 11 novos episódios além dos favoritos escolhidos pelos fãs da série.

"Bob Esponja" tem sido a série de animação mais popular entre crianças de dois a 11 anos há sete anos e um dos segredos de seu sucesso é o fato de ser prestigiado também por pais e até por pessoas que não tem filhos. Tanto sucesso já reverteu US$ 8 bilhões em merchandising para a Nickelodeon.

Hoje, o desenho é visto em 25 diferentes idiomas pelo mundo e tem entre seus fãs nomes como Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e Gordon Brown, primeiro-ministro do Reino Unido, que afirmaram que costumam assistir ao desenho junto com seus filhos.

Além de criador do famoso personagem, Stephen Hillenburg é também professor e cientista. Para criar os personagens da série, ele se inspirou em uma história que já havia escrito, intitulada "The Intertidal Zone", criada para ensinar seus alunos no Ocean Institute sobre as espécies que vivem no fundo do mar.

Ao longo de 125 episódios e recebendo participações de nomes como David Bowie, LeBron James, Whoopi Goldberg e Ray Liotta, a série ganhou novos personagens para evitar a repetição. Mas a essência do desenho continua girando em torno de Bob Esponja e sua doce inocência, afirma Hillenburg.

"Eu nunca imaginei que um programa sobre uma esponja iria passar da primeira temporada", diz. "Eu achava que terminaríamos depois de uma temporada. Não acredito que estamos aqui conversando [sobre os dez anos da série]."

Cyma Zarghami, presidente da Nickelodeon, era uma das quatro pessoas presentes na sala onde o desenho foi exibido pela primeira vez. Todos quiseram assistir ao episódio outra vez porque gostaram e porque nunca tinham visto nada parecido antes, diz a executiva.

"Você pode colocar todos os ingredientes certos na mistura quando prepara um programa como este, mas existe algum ingrediente mágico que você não pode medir ou prever", diz Zarghami.

O primeiro episódio do desenho foi ao ar em 17 [e não 19, como diz o texto original] de julho de 1999. Um mês depois, as primeiras vozes convidadas apareceram: de Ernest Borgnine e Tim Conway. A presidente da Nickelodeon afirma que não vê um fim próximo para o seriado. "Enquanto pudermos manter a integridade dos personagens e a qualidade do programa, acredito que ele continua", diz.

Desde o lançamento do filme sobre o Bob Esponja, Stephen Hillenburg assumiu o cargo de produtor executivo da série. Ele não escreve mais os episódios, mas revisa cada um deles e sugere alterações.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.