Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Saiba mais sobre o Dia Internacional da Animação 2009

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Animação 2009

O blog Papo de Budega, da jornalista Sandra Monte, completa mil posts com um assunto especial - o Dia Internacional da Animação, que curiosamente não é badalado nos EUA. Confira abaixo mais sobre o dia.

Em 28 de outubro, celebra-se no mundo inteiro, especialmente países europeus, o Dia Internacional da Animação. Nesta data, em 1892 (três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), "Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris.

O desenho animado era "Pauvre Pierrot" (veja vídeo). Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo", segundo nos relata o site oficial do Dia 2009.

Foi a partir desta data, que os mais variados tipos de animações chegaram aos vários mercados mundiais. Inclusive no Brasil com o filme "O Kaiser" de Álvaro Marins. Posteriormente, tivemos em 1953 nosso primeiro longa-metragem: "Sinfonia Amazônica". E em 1972, um japonès (Ypê Nakashima) fez a primeira animação colorida em longa-metragem no Brasil, com o desenho Piconzé.

Há animações imortais, como as feitas pelos estúdios Disney e outros norte-maericanos como Warner, Universal e mais recentemente Dreamworks e Pixar. Os japoneses também desenvolveram animações, mas foi com o estilo inconfundível de Osamu Tezuka que os animes ganharam o mundo. E claro, europeus como Michel Ocelot e seus fantásticos desenhos Kiriku e também Azur e Asmar.

O Dia Internacional da Animação mostra-se importante para diversos segmentos da sociedade, tanto que vários municípios brasileiros vão participar simultaneamente do evento em 28 de outubro, às 19h30. Segundo nos informou a produção do evento, "no Estado de São Paulo o prazo para inscrição de novas cidades já encerrou. Porém, até o dia 15 de setembro o evento ainda aceita inscrições de cidades do restante do Brasil que queiram participar do evento neste ano". O objetivo é espalhar a animação para todos o cantos do país.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.