Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Dia Internacional da Animação é internacional mesmo?

Dia Internacional da Animação é internacional mesmo?

Sim, o Dia Internacional da Animação é mesmo dia 28 de outubro, e é oficialmente marcada pela ASIFA (Associação Internacional do Filme da Animação). Mas o que mais chama atenção é que a data não é tão celebrada quanto se espera. Há muito mais destaques ao dia no Brasil do que em veículos de comunicação europeus. Pior ainda, nos principais websites norte-americanos sobre animação, a data quase nunca é sequer citada.

Hoje um tanto menos lembrada, a data de 1º de abril tem mais significado nos EUA - pelo menos tinha no meio online. Isso porque o website/fórum Animation Nation marcou a data em 1999 como uma celebração anual que uniria animadores, entusiastas e pessoas criativas em torno do Dia da Animação.

Mas enfim, para o Brasil é ótimo ter um dia em que a animação ganhe mais destaque e seja vista com mais seriedade. Republico a seguir informações sobre o Dia Internacional da Animação:

Dia Internacional da Animação – comemora o aniversário de 117 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.

Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. A cada ano que passa, a celebração cresce, contribuindo para a evolução do cinema de animação no mundo.

No Brasil, o DIA é organizado pela ABCA - Associação Brasileira do Cinema -com a atuação de seus associados espalhados pelo país. O evento é sem fins lucrativos, com entrada gratuita em todos os locais onde acontece. É o maior evento simultâneo do gênero promovido no país.

A diretora de eventos da ABCA e coordenadora nacional do DIA, Luciana Druzina, anuncia que em 2009 duas novidades estarão à disposição das cidades realizadoras, a Mostra de Deficientes Auditivos, produzida com o apoio do Centro de Produção de Legendas, e a Mostra de Deficientes Visuais, produzida com o apoio do Estúdio Beco das Garrafas, eventos que acontecem paralelamente à Mostra Oficial do dia 28 de outubro.

A formação de público e estímulo à produção de animação, em nível nacional, são objetivos do DIA. Por isso, a cada ano, a cobertura aumenta, chegando a todos os estados brasileiros e oferecendo a possibilidade para o espectador das capitais e de cidades de grande, médio e pequeno porte do interior assistir aos filmes de animação produzidos no país e no exterior.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.