Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Mais uma má ideia: o novo filme do Tom & Jerry

Mais uma má ideia: o novo filme do Tom & Jerry

A Warner Bros. planeja transformar os personagens Tom & Jerry em uma franquia no estilo "Alvin e os Esquilos". O projeto é produzir um novo filme em que o gato e o rato são personagens gerados por computador enquanto todo o cenário é real.

Dan Lin irá adaptar os personagens clássicos de Hanna-Barbera em um filme que contará suas origens, revelando como Tom e Jerry se conheceram e se tornaram rivais antes de ficarem perdidos em Chicago e, relutantemente, trabalharem juntos em sua jornada de volta para casa. O roteiro está sendo escrito por Eric Gravning.

A Warner detém os direitos dos personagens da dupla Hanna-Barbera e possui diversos projetos em desenvolvimento para o cinema, entre eles uma versão de "Os Jetsons" de Robert Rodriguez e "Zé Colmeia" (Yogi Bear) de Donald De Line.

Pior do que imaginar um filme híbrido de Tom & Jerry no estilo do horroroso "Scooby-Doo", são as declarações do produtor Dan Lin ao site Collider (ele fala também sobre a animação "Bone"). Ouso repetir (porque concordo) os comentários feitos por Amid Amidi no blog Cartoon Brew. Durante a entrevista, o produtor solta pérolas para fazer qualquer fã de animação saltar aterrorizado. Logo na primeira pergunta sobre o filme, ele fala:

- My kids love the show. It’s two things-my kids love the show, I love the show. It’s really the originator of cartoon violence.

A resposta já demonstra total falta de conhecimento histórico e de ligação com os personagens. Tom & Jerry não é um show, não é um seriado. O filme, a exemplo daquela animação de 1990, será feito com base em personagens que só funcionaram em curtas-metragens. E dizer que foi a "origem da violência nos desenhos animados" é um grande equívoco. Basta ler qualquer livro de história da animação (caso do Of Mice and Magic do Leonard Maltin) para saber o que teve de violência muito antes de Tom & Jerry.

- And the way I view it is it’s almost like sibling rivalry. It’s the way my brothers and I fought growing up, Tom and Jerry fight.

Nesta resposta, Dan Lin considera que a rivalidade entre Tom & Jerry é equivalente a uma briga entre irmãos. Tudo certo se ele considerar que usar explosivos, ferramentas e todo tipo de ataque são uma forma de "briga comum entre irmãos". Como bem disse o Amid em seus comentários, Tom & Jerry mostra uma rivalidade predatória em que a sobrevivência dos personagens está sempre por um fio.

Diluir essa relação como uma simples "briga de irmãos" demonstra total ignorância das motivações dos personagens e faz a nova produção caminhar perigosamente para o território de "Tom & Jerry - o Filme", que teve a infelicidade de torná-los companheiros. E por fim:

 - So we really want to retain the spirit of the original Tom and Jerry. We’ll see how that changes as we go through the filmmaking process and also the MPAA process.

O produtor diz que espera manter o espírito original de Tom & Jerry, e que "nós veremos" quais mudanças serão feitas durante o processo de produção e o processo da MPAA (ou seja, a censura!). Não vão manter espírito algum desse jeito. Termino concordando novamente com o Amid - a declaração é de um verdadeiro produtor sem qualquer visão ou princípios criativos.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.