Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Canini amanhã no "Sábados da Memória das Artes Gráficas"

Canini amanhã no "Sábados da Memória das Artes Gráficas"

Amanhã, 20 de Novembro, Renato Canini estará na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, para a gravação do seu depoimento para o projeto "Sábados da Memória das Artes Gráficas", organizado por Gualberto Costa, co-criador do prêmio HQ Mix.

Na homenagem, aberta ao público, um renomado artista gráfico presta depoimento sobre sua vida, obra e técnica. O homenageado também deixa a marca da sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada em um totem da fama dentro da Biblioteca.
 
Cartunista e chargista, Canini foi o desenhista que mais se destacou ao desenhar, por aproximadamente cinco anos, o Zé Carioca. Foram nas histórias desenhadas por Canini que Zé Carioca "conheceu" o Pedrão, o Afonsinho e a terrível Anacozeca (Associação Nacional de Cobradores do Zé Carioca).

Foi também com o traço de Canini que Zé Carioca e o Nestor montaram a Agência Moleza de Investigações. Seu principal parceiro foi Ivan Saidenberg, autor de maioria das histórias Disney que Canini desenhou.
 
Na foto, de Nauro Júnior, que ilustrou a matéria de Bianca Zanella "A "Última" do Canini", publicada no site "Pelo Mais", além de sua esposa Lourdes é possível ver no canto uma gaiolinha. Ali Zé Carioca está aprisionado, pagando seus pecados (e dívidas).

Explica-se: trata-se de uma figura do Zé Carioca, da marca Floc, que Canini guardou dentro da gaiola. Quando Fernando Ventura, co-coordenador do projeto Inducks, visitou Canini em Porto Alegre para a pesquisa de sua monografia sobre o trabalho do mestre, Canini libertou o papagaio temporariamente de sua prisão em Pelotas, e recebeu Fernando com o louro pendurado no pescoço.
 
Essa pesquisa está sendo revisada para ser finalmente editada, agora com informações sobre as histórias Disney que Canini apenas escreveu. Também em breve, por iniciativa do editor Paulo Maffia, uma nova leva de HQs raras de Canini serão republicadas no gibi do papagaio. As histórias estão sendo restauradas por Fernando e contarão com cores fiéis às originais. A revista Zé Carioca é publicada mensalmente pela Editora Abril desde 1961.

Serviço:

20/11/2010
10:00
MEDIAÇÃO: MARCELO ALENCAR
BIBLIOTECA DE SÃO PAULO
PARQUE DA JUVENTUDE
AVENIDA CRUZEIRO DO SUL  Nº 2630
METRÔ CARANDIRU
São Paulo - SP
TEL (11) 2089 0800

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.