Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Animamundi 2011 - vencedores e destaques

Animamundi 2011 - vencedores e destaques

O Festival Internacional de Animação - Anima Mundi 2011 foi um pouco mais morno se comparado a edições anteriores. Nenhum grande destaque em exibição ou mostra, mas ainda assim mantendo uma estrutura bastante decente no que se refere a organização e divulgação do evento.

Os dois principais destaques do evento foram as presenças ilustres de Carlos Saldanha e Shinichiro Watanabe. Em 1996 e 1997, saldanha apresentou seminários em computação gráfica, já como representante do estúdio Blue Sky, de Nova York.  Em 2002, ele foi convidado do Papo Animado pela primeira vez.

Havia acabado de dirigir Ice Age (A Era do Gelo), em parceria com Chris Wedge. Depois dirigiu o curta-metragem indicado para o Oscar Gone Nutty (2003), co-dirigiu o longa Robots (Robôs, 2005) e o passo seguinte foi assumir sozinho a direção de longas, o que aconteceu com dois imensos sucessos: Ice Age 2: The Meltdown (A Era do Gelo 2, 2006), Ice Age: Dawn of the Dinosaurs (A Era do Gelo 3, 2009). Em 2011, o diretor falou mais sobre o recente sucesso de "Rio", cuja repercussão será comentada no Animagic.

Shinichiro Watanabe: Nascido em 1965 em Kyoto, é muito admirado por trabalhos como a emblemática série que deu origem ao longa Cowboy Bebop: the Movie, e o seriado Samurai Champloo.

Watanabe começou aos 20 anos na animação. Entrou para o estúdio Sunrise como assistente de produção, e chegou em 1994 a codiretor de Macross Plus, continuação da bem sucedida série Macross. Tornou-se diretor com Cowboy Bebop, série que estourou no mundo inteiro e deu origem a um longa, Knockin´ on Heaven´s Door , 2001 (que depois virou simplesmente Cowboy Bebop - O Filme).

Em 2003, Watanabe fez parte do seleto grupo de diretores japoneses convidados a interpretar histórias baseadas no universo do filme de ação ao vivo The Matrix na produção cult americana Animatrix. Ganhou duas sequências (Kid´s Story e A Detective Story) que ajudaram a reforçar seu status de celebridade internacional da animação. Sua próxima realização foi um seriado que inovava ao fazer um remix da tradição dos samurais com a modernidade do hip-hop - Samurai Champloo, que estreou na televisão em 2004.

Em Michiko & Hatchin, seriado recém-lançado cujo cenário e personagens são inspirados no Brasil, o diretor musical Shinichiro Watanabe lança mão da música brasileira, da qual parece ser profundo conhecedor e admirador.

Confira aqui a lista completa de vencedores do Anima Mundi 2011.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.