Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Um panorama das premiações de 2012

Um panorama das premiações de 2012

Infelizmente não foi possível cobrir "ao vivo" as premiações do mundo da animação, mas não poderia deixar de citá-las no Animagic.

Certamente o maior embate se teve por conta da vitória de "As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne" no Globo de Ouro, premiação cujos vencedores são escolhidos pela imprensa estrangeira em Hollywood. O filme dirigido por Steven Spielberg concorreu com "Operação Presente" (Arthur Christmas), "Carros 2", "Gato de Botas" e "Rango".

A vitória de Tintim desencadeou reações acaloradas dos profissionais da indústria da animação. Compilei alguns dos comentários postados no Facebook na noite dos Globo de Ouro: "suicídio da arte da animação", "isso não é animação", "não passa de atores ruins usando máscaras de Halloween", "Spielberg agradece Andy Serkis mas não os animadores (nem Hergé)", "Mo-cap é rotoscopia digital de última geração!", "é como ver Indiana Jones fumando crack com atores disformes" e teve até "Onde está John Lasseter que salvaria a animação na Disney?".

Como se vê, há uma grande polêmica em torno da técnica captura de movimento (motion capture) e o que é ou não considerado animação. Já discutimos muito esse assunto no Animagic. A revanche da indústria veio nos 39º Annies Awards, considerado o Oscar da Animação, cujos vencedores são escolhidos por profissionais de animação ligados a Asifa-Hollywood. Vejamos os indicados nos Annies:

-A Cat in Paris – Folimage
-Wrinkles – Perro Verde Films, S.L.
-Arthur Christmas – Columbia/Sony Pictures Animation, Aardman Animations
-Cars 2 – Disney/Pixar
-Chico & Rita – Chico & Rita Distribution Limited
-Kung Fu Panda 2 - DreamWorks Animation
-Puss in Boots - DreamWorks Animation
-Rio - 20th Century Fox/Blue Sky Studios
-The Adventures of Tintin - Paramount, Columbia/Amblin Entertainment, The Kennedy/Marshall Company, Nickelodeon Movies, WingNut Films

O vencedor foi "Rango" (Paramount/Nickelodeon Movies, Blind Wink, GK Films), sem dúvida o grande destaque da animação em 2011 (muito mais do que ter o camaleão com a voz de Johnny Depp).

No Oscar, havia a polêmica se Tintim seria indicado e levaria a estatueta pelo peso de Spielberg na hora da escolha. Os animadores puristas não precisaram arrancar os cabelos pois Tintim sequer foi indicado. Assim como também ficaram de fora filmes com indicações "quase certas" como "Carros 2" e "Rio".

Indicados ao Oscar 2012

A CAT IN PARIS – Jean-Loup Felicioli, Alain Gagnol
CHICO AND RITA – Tono Errando, Javier Mariscal.
PUSS IN BOOTS – Chris Miller
RANGO – Gore Verbinski
KUNG FU PANDA 2 – Jennifer Yuh Nelson

Apesar da simpatia de "Um Gato em Paris" e do sucesso crítico de "Chico e Rita" (que contou com a ajuda de brasileiros na produção), a Academia premiou a animação "Rango".

Mas um dos grandes destaques de 2012 foi o vencedor da categoria de Melhor Curta de Animação. "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" (William Joyce e Brandon Oldenburg) é uma produção imperdível e pode ser visto online. os concorrentes na categoria foram:

-Dimanche – Patrick Doyon
-La Luna – Enrico Casarosa
-A Morning Stroll – Grant Orchard e Sue Goffe
-Wild Life – Amanda Forbis e Wendy Tilby

Nova Pausa no Animagic

Por conta de uma viagem de férias e pesquisa (incluindo Disney, é claro), o Animagic terá suas atualizações suspensas tecnicamente até o fim de abril. Se eu conseguir tempo e meios de conexão, farei o possível para publicar novas informações.

Até breve!

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.