Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Polêmica: Afinal... o que é animado ou não?

Polêmica: Afinal... o que é animado ou não?

O site Cartoon Brew destacou uma discussão que já é um pouco antiga, mas agora foi requentada com as indicações ao Oscar 2007 e resolvi trazê-la para cá. O que de fato faz um filme ser classificado como "animação"? Lembro que essa discussão começou anos atrás quando o filme "Waking Life" (2001) conquistou a crítica e se tornou cult. O filme era visto como animação, mas na verdade trata-se de um filme com atores reais com um filtro especial somado a alguns efeitos que dão o tom "animado". A polêmica atual é porque dois dos três filmes indicados ao Oscar ("A Casa Monstro" e "Happy Feet - O Pingüim") usam técnicas de captura de movimento e atuação, sendo depois melhorados pelos artistas digitais.

Um dos críticos das indicações foi o animador de CGI, Keith Lango, que em seu blog escreveu que "apenas um desses três filmes usam animação real como base para a performance dos personagens. Os outros dois filmes capturaram movimentos reais para a base da atuação".  O animador comenta que esse tipo de animação tem mais em comum com animação de bonecos de "Os Muppets Conquistam Nova York" do que personagens de "O Rei Leão". Infelizmente ninguém se preocupa com essas diferenças básicas e chama tudo de "animação".

Outros animadores e diretores estão discutindo o assunto em sites e fóruns especializados. Quando se tem dois de três filmes indicados ao Oscar sendo contestados com tanta força, talvez seja hora de debater o que realmente é qualificado como animação. Alguns consideram que chega a ser um absurdo ver "Carros", o único filme que tecnicamente é animação (produzido por animadores quadro-a-quadro) competindo com dois filmes onde os movimentos dos personagens são feitos por atores com roupas engraçadas cheias de pontos de captação.

O caso é que, polêmicas a parte, ainda dá para enchergar que "A Casa Monstro" e "Happy Feet - O Pingüim" são animações (e são realmente mais animados se comparados ao "Waking Life"), mas realmente fica difícil saber o que pode ser considerado animado. Outra boa polêmica foi quando especularam se um dia filmes de atores reais que usassem animação de efeitos ("Homem-Aranha", "Star Wars", "Jurassic Park"), mas num ponto em que a presença animada superasse os atores reais, se poderíamos considerá-los filmes de animação. Bom assunto para reflexão.

Para quem se interessar por "Waking Life" (filme considerado muito bom), lançado pela Fox Searchlight em 2001, há um making of disponível neste link (YouTube).

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.