Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Morreu Yvan Delporte, cartunista pai dos Smurfs

Morreu Yvan Delporte, cartunista pai dos Smurfs

Triste notícia para fãs dos Smurfs. Um dos pais dos Smurfs, o cartunista Yvan Delporte, morreu nesta terça-feira (6) em Bruxelas aos 78 anos. O desenhista belga, que criou os Smurfs ao lado do cartunista Peter Culliford, o Peyo, também ficou famoso por seu trabalho nas histórias em quadrinhos para a revista "Spirou", entre 1955 e 1968.

Os Smurfs apareceram pela primeira vez em 1958, na história em quadrinhos publicada na "Spirou". Anos depois, ficaram mundialmente conhecidos pelo desenho animado produzido pela Hanna-Barbera.

Delporte sempre esteve à frente do fenômeno Smurfs. Amados pelas crianças de muitos países e foco de campanhas impressionantes de merchandising, o desenho animado reúne um simpático grupo de homenzinhos azuis que vivem na natureza (com suas casinhas de cogumelo). A única exceção é o Papai Smurf, líder incontestável do grupo, que usa um gorrinho vermelho. Há também o malvado mago Gargamel, sempre acompanhado de seu gatinho Cruel.

Cerca de uma centena de Smurfs, todos idênticos, vivem sob uma ótica do socialismo (além de propagarem o naturismo e ainda serem acusados de machismo), em que dividem tudo: das funções na sociedade à coleta de frutas no bosque. São homenzinhos assexuados vivendo com uma única Smurf mulher, a Smurfete.

O desenho, que acaba de voltar à televisão italiana após uma pausa de dois anos, tem versões em mais de 25 línguas diferentes distribuídas pelo mundo. (Agência Ansa/Folha)

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.