Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores
Disney e os planos na China

Disney e os planos na China

Disney investindo em novo parque na China? Que a Disney tem grande interesse pela China isso não é surpresa para ninguém. O longa animado "Mulan" indicou essa direção (ainda que "Kundun" de Martin Scorsese quase pôs tudo a perder). Por muitos anos correu o rumor de que a Disney gostaria de abrir uma réplica da Disneylândia em Hong Kong. A verdade é que realmente o parque foi construído e inaugurado em setembro de 2005 (como mostra a foto ao lado com Michael Eisner, Bob Iger e um representante do governo chinês).

No mesmo período começou o rumor de um possível plano para um novo parque no território principal da China, mais precisamente em Xangai. E não é que esse tema virou notícia esta semana. Vejamos o que foi destacado pelas agências internacionais e publicado na Folha de S. Paulo:

O acordo entre a multinacional americana Disney e o governo de Xangai para construir um parque Disneylândia na cidade chinesa está praticamente fechado, informa a imprensa local nesta segunda-feira. Segundo os meios de imprensa chineses a decisão já é considerada um "acordo fechado", como publica o "Shanghai Daily". O anúncio oficial é esperado para depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, que começam em 8 de agosto.

Xangai se transformará na segunda cidade chinesa, após Hong Kong, que contará com um parque Disneylândia. A nova atração será inaugurada em 2012, revelou o jornal "Wen Wei Po", e terá 10 km² --oito vezes maior que o de Hong Kong, que funciona desde 2005. A Disneylândia Xangai não seguirá o mesmo modelo de negócio que a de Hong Kong, onde a Disney arrendou o terreno do parque, já que até agora teve lá resultados abaixo do esperado.

Em Xangai, o governo facilitará o terreno, financiará a construção e possuirá a participação majoritária, enquanto a Disney administrará o parque, terá os direitos autorais de propriedade intelectual e ganhará uma percentagem da receita. As negociações entre o governo de Xangai e a Disney começaram em 2002, quando a multinacional americana assinou um acordo de intenções para construir um segundo parque na China, até que, em março passado, a metrópole chinesa finalmente pediu de maneira formal permissão ao governo central para construí-lo.

A Disney tem cinco parques do tipo que planeja abrir em Xangai no mundo todo: os americanos de Anaheim (Califórnia) e Orlando (Flórida), inaugurados em 1955 e 1971; o de Tóquio (aberto em 1983), o de Paris (1992) e o de Hong Kong (2005).

Tudo isso porque uma outra notícia destacava a confirmação do prefeito de Xangai sobre a tal aprovação das negociações. No entanto, a Disney correu para negar a informação. Segundo a vice-presidente de comunicação da Disney, Alannah Hall-Smith, "não há nenhum acordo e não há acordo (para construir um parque temático em Xangai)". Só nos resta aguardar o mês de agosto.

A DreamWorks também entrou no ramo de parques temáticos. Com investimento árabe o estúdio terá um parque temático construído em Dubai, no conhecido empreendimento bilionário chamado Dubailand.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.