Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Por trás da Mágica

Off His Rockers (O Cavalinho de Pau - 1992) - curta-metragem

Off His Rockers (O Cavalinho de Pau - 1992) - curta-metragem

Bastidores

Este desenho animado conta a mágica história de um garoto que abandona seu velho brinquedo, um cavalinho de madeira, deixando-o de lado para brincar com um vídeo-game de última geração. O cavalinho acaba tomando vida e usa meios hilários para chamar a atenção do menino, que está obssecado por um jogo em que se deve atirar em aviões usando uma pistola. Algum tempo depois, o garoto acaba percebendo o que havia abandonado após ver uma foto que o mostra em bons momentos com o cavalinho. No fim, em uma das cenas em que a música de Bruce Broughton tem sua maior força, vemos o menino montado no cavalinho que galopa em direção a um velho-oeste imaginário.

"Off His Rockers" (O Cavalinho de Pau) é um curta experimental, já que testou novas tecnologias computadorizadas. O desenho teve lançamento mundial somente nos cinemas antecedendo o filme "Querida, Estiquei o Bebê". Nos EUA, o desenho foi lançado em 17 de julho de 1992.
 
O curta foi dirigido por Barry Cook  (que futuramente seria co-diretor do longa-animado "Mulan"), e todo o trabalho de produção foi inteiramente produzido no Walt Disney Feature Animation - Flórida. Foi criado por artistas que se apaixonaram pela idéia, já que os artistas usaram apenas o tempo livre para trabalhar neste projeto. O conceito foi criado durante a hora do almoço quando começaram a desenhar em um güardanapo, e a idéia foi tão bem recebida pelos executivos do estúdio que eles autorizaram os artistas a utilizarem o local para a produção do desenho na hora do almoço ou após o expediente.

Como já citado, a história básica é o garotinho que troca seu velho brinquedo, um antigo cavalinho de madeira, por um vídeo-game de última geração. A ironia disso é que o cavalinho foi animado por computador (CGI), como também várias partes do curta-animado. Em contraste, o garoto do desenho foi animado usando técnicas tradicionais, em outras palavras, feito a mão. O uso das duas técnicas juntas provou não ser fácil na época, mas de fato, foi o que gerou interesse no curta-animado.

Uma das curiosidades foi a idéia de usar um cavalinho de madeira como personagem: O diretor Barry Cook estava pensando em que tipo de personagem poderia ser usado para utilizar as técnicas de CGI. O cavalo da história é feito de madeira e ele possui superfícies planas no corpo e nas pernas. Como resultado a equipe conseguiu animar o cavalinho de maneira competente e o curta-animado finalizado ficou com a mesma qualidade de outros curtas e longas-animados produzidos para cinema.

Curiosidade: Apesar de nunca ter saído em vídeo ou DVD, no Brasil este desenho foi transmitido duas vezes (uma na manhã e outra a tarde) pela TV Cultura num Dia da Criança Especial.
Alex Kupershmidt foi um dos animadores do curta; Ele depois trabalhou com supervisor de animação do personagem Stitch em "Lilo & Stitch". Barry Cook foi co-diretor de "Mulan" e depois de diretor "My Peoples" ou "A Few Good Ghosts" (o longa cancelado pelo estúdio em 2004).


FICHA TÉCNICA:
OFF HIS ROCKERS (O Cavalinho de Pau - 1992)

Diretor: Barry Cook
Produtor: Tad Gielow
Story Develpment (argumento): Barry Cook, Paul Steele, Peter Cook, Alex Kupershmidt
Supervisores de Animação: Rob Bekuhrs, James R. Tooley, Alex Kupershmidt
Animadores: Tom Bancroft, Linda Bel, Paul McDonald
Diretor de Arte: Ric Sluiter
Layout: Bob Walker, Davy Liu
Pintura: Kevin Turcotte, Robert Stanton
Key Clean-Up: Sam Ewing, Jennifer Oliver, Tracy M. Lee, Dan Gracey
Efeitos: Jeff Dutton, Lisa Reinert, Tony West
clena-up: Philip S. Boyd, Rob Corley, Bryan M. Sommer, Matt Novak, Christine Lawrence
Imbetweens: Jim Jackson, Anthony Michaels, Tamara Lusher, Kellie Lewis
Desenvolvimento visual: Tony Bancroft, Rob Bekuhrs, Lou Dellarosa, Trey Finney, Levi Lewis, Steve Goldberg
Câmera: Mary Lescher, Gary W. Smith
Trilha Sonora Original (música): Bruce Broughton
Edição: Chuck Williams
Rendering on: Silicon Graphics Computer Systems
Graphic software by: Wavefront Technologies
Estúdio: Walt Disney Feature Animation Florida

Duração: 5 minutos

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.