Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Em Produção

Livros Disney (e animação) - autores S a Z

Livros Disney (e animação) - autores S a Z

Por Celbi Pegoraro

Continuação da bibliografia Disney (e outros temas). Para ver o começo clique aqui.


Livros   A - C / C - G / G - M / M - S / S - Z

Santoli, Lorraine: The Official Mickey Mouse Club book. Ed. Hyperion - 1995 - 232 pags (Paperback)
Tudo sobre o programa de TV mais famoso da Disney - "Clube do Mickey" - passando pelas histórias de como era produzido o programa nos anos 50, e as demais versões nos anos 70 e 80. Boa dica para quem gostava do programa.

Smith, Dave: The (Updated) Official Encyclopedia Disney A to Z. Ed. Hyperion - 1998 - 633 pags. (Hardcover)
O autor e arquivista da Disney, Dave Smith fez o que muitos fãs aguardavam por anos: relacionar tudo o que tem relação com Disney em um só livro. Apesar de ser atualizado até 1998, o livro é recheado com dados sobre todos os filmes, desenhos, atrações, parques, programas de TV, personagens, artistas e funcionários famosos, e muito mais... cada item é acompanhado de um pequeno texto com as informações referentes. Com certeza, é um livro que precisa estar em qualquer coleção Disney. Acaba de sair uma nova edição atualizada (2006).

Smith, Dave; Clark, Steven: Disney - The First 100 Years. Ed. Hyperion - 1999 - 198 pags. (Hardcover)
Escrito pelo arquivista da Disney (Dave Smith), este livro aborda bem resumidamente (e de forma ilustrada) a história da Disney entre 1901 e 2001. Para quem já conhece a história Disney, o livro pode ser um pouco decepcionante, mas a qualidade do livro é boa e é ideal para quem quer ter uma visão rápida e geral da companhia.

Solomon, Charles: The Disney That Never Was - The Stories and Art from Five decades of Unproduced Animation. Ed. Hyperion - 1995 - 214 pags (Hardcover)
É um ótimo livro que descreve a história (com imagens) dos muitos projetos da Disney que nunca foram produzidos ou concluídos. A única crítica negativa é a falta de imagens de alguns projetos como "Destino" (de Disney e Salvador Dalí). Mas é uma ótima dica e a qualidade do papel é ótima! Vários projetos abordados neste livro merecem destaque: "Musicana" seria uma espécie de "Fantasia" dos anos 80 com música de vários países. "Don Quixote" já foi desenvolvido duas vezes nos estúdios Disney - a terceira sendo a versão dos Brizzi que fora descartada por ser muito sombrio. Curiosamente uma quarta versão chegou a ser apresentada recentemente envolvendo Pateta como Don Quixote e Mickey como Sancho Panza (infelizmente o projeto foi vetado em 2003). Uma das partes mais curiosas do livro são os documentos referentes ao projeto "Chanticleer" - incluindo os maravilhosos desenhos de Marc Davis. "Chanticleer" era descrito como uma espécie de musical estilo "A Bela e a Fera", mas nos anos 60. O filme foi descartado em favor de "A Espada Era a Lei". 

Solomon, Charloes: The Prince of Egypt - A New Vision in Animation. Ed. Abrams - 1998 - 192 pags. (Hardcover)
Eu sei, eu sei... este filme não é da Disney. Mas a fundação deste estúdio é tão ligada a Disney, que força muita gente a pesquisá-lo também. Aliás, muitos animadores da Dreamworks vieram da Disney. O livro é editado num papel de ótima qualidade, possuindo belas imagens. A parte de produção, concentrada no final do livro, é bem enxuta mas competente.

Stewart, James B.: Disney War. publicado por Simon and Schuster; 2005. 572 pags
É o livro mais recente traçando os conflitos da administração Disney e a briga entre Roy E. Disney e Michael Eisner. É uma ótima maneira de conhecer os problemas complexos da administração Disney ocorridos até meados de 2004. Tenho impressão que serve como complemento atualizado para uma série de livros sobre administração Disney ("Storming the Magic kingdom", "The Disney Touch" e "The Keys to the Kingdom". Discute os problemas administrativos e decisões equivocadas de Eisner (como deixar escapar "Harry Potter" e "O Senhor dos Anéis"), o livro tem como ponto alto a campanha feita por Roy E. Disney (sobrinho de Walt) para derrubar Eisner. Além disso, descreve como andam as várias subsidiárias da empresa, seus problemas, e faz um paralelo com a ascensão do novo chefão, Bob Iger.

Surrell, Jason: The Haunted Mansion - From the Magic Kingdom to the Movies. Disney Editions; 2003. 132 pags
Resultado de uma pesquisa extremamente bem feita, este livro contem imagens e informações nunca antes mostradas sobre uma das atrações mais clássicas dos parques Disney - a Mansão Assombrada. Além de detalhar e analisar as mansões dos parques de Orlando, Califórnia, Tóquio e Paris, o autor também escreve sobre o infame longa-metragem estrelado por Eddie Murphy, que foi baseado na atração. O mesmo autor lançou depois um livro sobre "Piratas do Caribe", que dizem ser ainda melhor que este.

Surrell, Jason: Pirates of the Caribbean: From the Magic Kingdom to the Movies. Hyperion; 2005. 146 pags
Segue o mesmo formato do livro dedicado a "The Haunted Mansion", só que ainda melhor. Inúmeras fotos, desenhos e histórias sobre a atração que talvez seja a mais clássica da Disneyland.

Taylor, John: Storming the Magic Kingdom. publicado por Knopf; 1987; 262 pags
Um dos melhores livros sobre a história da companhia Disney, ele trata especificamente do período entre a morte de Walt Disney (1966) e o começo da era Eisner (1984), período conhecido que se seguiu a chamada "guerra dos 180 dias", a saga que quase matou os estúdios Disney graças a especuladores financeiros.

Thomas, Bob: Walt Disney - An American Original.  Disney Editions - 1976/1994 - 380 pags - (Paperback)
Trata-se da biografia oficial de Walter Elias Disney escrita por Bob Thomas. É recomendado como peça inicial se você não sabe nada sobre o fundador. Se está na dúvida sobre qual livro comprar, esta é a melhor opção em se tratando de vida do Walt Disney. Para um histórico melhor sobre a companhia Disney, o ideal é tentar adquirir três livros: esta biografia (1901-1966), "Storming the Magic Kingdom" (1967-1984) e "The Disney Touch" (1984-1997).  Entre 2006 e 2007, teremos o lançamento de três novas biografias do Walt Disney de autores competentes (do Neil Gabler, do Tom Tumbusch, e o mais esperado, do Michael Barrier). Resta saber se os livros trarão novidades.

Thomas, Bob: Disney´s Art of Animation - From Mickey Mouse to Hercules.  Ed. Hyperion - 1997 - 224 pags. (Hardcover)
Versão atualizada do livro que citava até a produção de "A Bela e a Fera". Nesta edição, o autor compilou novas informações dos animados até "O Corcunda de Notre Dame". A segunda parte do livro é dedicado ao making of de "Hercules". Em muitos pontos, essa parte do livro chega a ser melhor do que o livro "The Art of Hercules". Com muitos sketches, designs e fotos, este livro deveria estar na coleção de qualquer um que goste de animação e/ou Disney. Ótimo livro!

Thomas, Bob: Building a Company - Roy O. Disney and the Creation of an Entertainment Empire.  Ed. Hyperion  - 1998 - 360 pags. (Paperback)
Livro muito bom, criado pelo autor da biografia oficial de Walt Disney, Bob Thomas. Aqui, ele apresenta uma biografia de quem foi também responsável pelo crescimento e sucesso da companhia, o irmão de Walt - Roy O. Disney (pai de Roy Edward Disney, ex-executivo da Disney). Possui boas curiosidades e fotos de família. Walt era o lado criativo, Roy era o lado financeiro.

Thomas, Frank; Johnston Ollie: The Illusion of Life - Disney Animation.  Ed. Disney Editions - 1981 (1995) - 575 pags (Hardcover)
É simplesmente a BÍBLIA da animação. Escrito por dois dos famosos Nine Old Men (grupo de animadores favoritos de Walt Disney) após se aposentarem em 1978, o livro passa todos os principais princípios da animação Disney que acabaram servindo para todos os demais estúdios. A maioria dos animadores possui uma cópia deste livro em casa ou no trabalho - é claro que você não vai aprender a animar lendo este livro, mas ele apresenta técnicas muito legais para quem já começou a animar e serve como fonte de inspiração para os artistas. Merece e deve estar em qualquer coleção séria sobre Disney. Menção especial para os capítulos sobre os quatro talentos da animação (que vieram antes dos Nine Old Men): Norm Ferguson, Hamilton Luske, Bill Tytla e Fred Moore).

Thomas, Frank; Johnston Ollie: Too Funny for Words - Disney´s Greatest Sight gags.  Abbeville Press - 1987 - 224 pags (Hardcover)
Mais um ótimo livro dos mesmos autores de "The Illusion of Life". Não possui a mesma qualidade textual, mas as imagens com certeza valem por todo o texto que esperava-se (falta um certo aprofundamento). Aqui o foco são as gags ou piadas visuais e seus variados tipos empregados na animação Disney.

Thomas, Frank; Johnston Ollie: The Disney Villain: Frank Thomas e Ollie Johnston - Ed. Hyperion - 1993 - 232 pags - (Hardcover)
Escrito pelos renomados Frank & Ollie, este livro foi escrito a pedido de muitos animadores da Disney, que enviaram uma carta a eles pedindo um livro especialmente sobre os vilões. O livro não possui o impacto e a importância do "Illusion of Life", mas as imagens são fantásticas. Apresenta as curiosidades e dificuldades na criação e animação de um vilão Disney. No final, o livro apresenta uma tabela com a lista de todos os vilões Disney até Aladdin e seus respectivos supervisores de animação (e animadores).

Thompson, Frank: Tim Burton´s The Nightmare Before Christmas. Hyperion; 1993. 192 pags
Livro sobre a criação do longa "O Estranho Mundo de Jack". Com bom texto e imagens escolhidas com bom gosto, esta obra certamente agrada quem é fã desta produção de Tim Burton.

Tieman, Robert: The Disney Treasures; Disney Editions; setembro de 2003. 64 pags
Excelente livro, especialmente para colecionadores. Contém documentos nunca vistos e fac-símiles dos arquivos Disney, além de um CD de áudio contendo partes de entrevistas, pronunciamentos e comerciais de Walt Disney. O autor lançou em 2005 uma continuação, chamada "The Disney Keepsakes".

Tieman, Robert: The Disney Keepsakes. Disney Editions; 2005. 64 pags
Pode ser considerado uma continuação do "The Disney Treasures".

Tietyen, David:  The Musical World of Walt Disney.  Ed. Abrams; 1990 - 158 pags. (Hardcover)
Livro que é centrado na área musical de Disney. Possui fotos legais e cita informações interessantes como a produção dos curtas do Ursinho Pooh e a cena editada de "Fantasia".

25 Years of Walt Disney World.  Ed. Disney´s Kingdom Editions - 1997 - 216 pags (Hardcover)
Guia ilustrativo muito bonito e num papel de qualidade sobre os 25 anos do Walt Disney World. Não muito informativo.

Ventura, Fernando: Zé Carioca no Traço do Canini - As Histórias em Quadrinhos Disney de Renato Canini. 2003. +100 pags
Monografia apresentada à Faculdade de Belas Artes de São Paulo, para obtenção de título de Especialista em Design Gráfico.
Traz a origem do personagem Zé Carioca, todas as suas características históricas e estéticas, além de uma análise profunda sobre a arte de Renato Canini.

Wakabayashi, H. Clark (editor): Lilo & Stitch: Collected Stories from the Film´s Creators - Ed. Disney Editions - 2002 - 128 pags - (Paperback)
Se você tem o livro de "Atlantis" vai notar uma grande diferença. O livro de "Lilo" é muito superior. Tem muitas fotos dos fundos de cena em aquarela, alguns storyboards, muitos desenhos de pré-produção (a maior parte de Chris Sanders), mas poucos stills (imagens finais do filme) e pencil skeches (desenhos a lápis). Eu achei que poderia ter mais skeches, mas existe material muito bom. Existe uma série de desenhos a lápis de Stitch (do Alex Kupershimidt) e vários desenhos da Lilo (do Andreas Deja). O livro é dividido por capítulos, cada um representado por um membro da produção - na ordem: Roy Disney, Chris Sanders, Chris Williams, Dean Deblois, Clark Spencer, Andreas Deja, Ric Sluiter, Paul Felix, Alex Kupershmidt, Aarden Chan, Bob Stanton, Clark Spencer (novamente), David Wang, Dean Deblois (de novo), Christine Lawrence-Finney, Pam Coats, e finalmente Thomas Schumacher. Eles preenchem o livro com histórias curiosas da produção, inspiração e  bastidores. Andreas Deja, por exemplo, traça o perfil psicológico de Lilo... e curiosamente cita rapidamente sua passagem por "Kingdom of the Sun".
Stitch também tem seu perfil traçado por Kupershimidt, além de uns desenhos engraçados mostrando a estrutura óssea de Stitch (o rabo seria mais longo numa versão feminina de Stitch).
Eu só senti falta de capítulos e comentários sobre os outros personagens. Existe uma tirada engraçada sobre o produtor do filme tentando convidar uma dançarina havaiana a posar para o estúdio como inspiração para Nani - só lendo p/ entender.
No fim do livro, a exemplo de "The Tarzan Chronicles", os créditos do filme estão publicados revelando algumas surpresinhas. Os brasileiros estão citados nos créditos. O livro não é pomposo como os antigos "The Art of..." e até engana a primeira vista (a capa, digamos, não é muito atraente), mas é uma das melhores obras já lançadas se vermos que a Disney não está muito disposta a editar esses livros sobre os filmes.

Walt Disney World and Epcot Center - Ed. Crescent - 1987 - 64 pags (Hardcover)
Guia ilustrado

Walt Disney World - A Pictorial Souvenir - 1987 - 65pags  (Paperback)

Walt Disney World - Guia Comemorativo do 25o. Aniversário. Ed. Abril Jovem - 1997 - 256 pags (Paperback)
Talvez o melhor guia em português já lançado no Brasil. Tem tudo o que é necessário para quem quer viajar para o Walt Disney World. Além disso, algumas curiosidades são reveladas.

Walt Disney World - A Pictorial Souvenir . 1997 - 81 pags (Paperback)

Walt Disney´s Classical Storybook - Ed. Disney Press - 2001 - 320 pags - (Hardcover)
Um livro "de ouro" custando barato. Para quem procurar o livro na Amazon.com verá que este livro é uma barganha por apenas US$13. O livro reedita trabalhos artísticos de mais de uma dezena dos famosos Golden Books (livros infantis) incluindo imagens de "Peter Pan", "Pinóquio" e "Dumbo", além da inclusão da arte de livros menos conhecidos como "Scamp" (Banzé) e o muito raro "Pedro" (que nem se acreditava possuir um livro infantil). O livro também apresenta arte do livro de 1950 baseado no curta "Once Upon a Wintertime", que foi a única experiência do grande artista Tom Oreb em livros ilustrados. Não dá para saber se as reproduções estão melhores ou piores, mas no geral a qualidade é muito boa. "Classical Storybook" é perfeitamente um substituto aceitável para gente que deseja conhecer a arte dos livros infantis mas não quer procurar pelos livros individuais, nem pagar altos preços para colecionador.
Nota: este livro é basicamente um conjunto de livros infantis lançados pela Disney no passado. Não possui nenhum trabalho de explicação. Para os brasileiros, uma boa opção é a loja FNAC, que até pouco tempo atrás tinha várias cópias deste livro em sua seção infantil. 
 
Yoe, Craig and Morra Yoe, Janet: The Art of Mickey Mouse. Hyperion; 1991.

O livro na verdade é um catálogo que mostra como artistas diversos, como Wharol, reiventaram o camundongo mais famoso da Disney.

Livros para futura aquisição:

- Watts, Steven: The Magic Kingdom, Walt Disney and the American Way of Life published by Houghton-Miflin; 1998.
- The Dream Team: The Rise and Fall of DreamWorks: Lessons from the New Hollywood (Hardcover) by Daniel M. Kimmel (Author)
- Girveau, Bruno (curator): Il Etait une Fois Walt Disney published by RMN; 2006.
- Industrial Light & Magic: Into the Digital Realm (Hardcover) by Mark Cotta Vaz (author), Patricia Rose Duignan (Collaborator)
- Walt Disney´s Bambi: The Story and the Film/With Flip Book (Hardcover) by Ollie Johnston and Frank Thomas.
- Surrell, Jason: The Disney Mountains - Imagineering at its Peak published by Hyperion; 2007.
- Koenig, David: Realityland: True-life Adventures at Walt Disney World published by Bonaventure Press; 2007.
- Paik, Karen: Art of Ratatouille published by Chronicle Books; 2007.
- Kurtti, Jeff; Gordon, Bruce: Walt Disney World: Then, Now, and Forever published by Disney Editions; 2007.
- Malloch, Chris: World War II: The Disney Patches published by Lulu Books; 2007.
- Beiman, Nancy: Prepare to Board! publisher by Focal Press; 2007.
- Lassell, Michael: Tarzan - The Staging of a Broadway Spectacular published by Disney Editions; 2007.
- Miller-Zarneke, Tracey: The Art of Meet the Robinsons published by Disney Editions; 2007.

Livros   A - C / C - G / G - M / M - S / S - Z

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.