Buscar

Colunas

Matérias Anteriores

Colunas

Mike Jittlov e o

Mike Jittlov e o "Mago do tempo e da velocidade"

Outro dia estava assistindo um antigo episódio do seriado "Disneylândia" que tenho gravado, chamado "Major Efeitos". Foi exibido em 16 de dezembro de 1979 na TV americana, e depois veio para o Brasil certamente pelas mãos da TV Globo. O episódio é singular por vários motivos. É estrelado por Joseph Bottoms (o tal Major Efeitos do título), que na época nada mais era que o astro do super filme de efeitos especiais da Disney do ano, "O Buraco Negro" (The Black Hole). Os executivos da Disney ficaram tão espantados com "Star Wars" (lançado dois anos antes) que acharam por bem produzir seu próprio épico espacial. Filme ambicioso, porém sem grande técnica perto do gênio de George Lucas. Voltando ao episódio, o narrador explica que faremos uma jornada ao mundo dos efeitos cinematográficos - sejam eles de fotografia, de animação ou de pirotecnia. Até o fusca Herbie participa do programa. No entanto, o que mais chama atenção é um segmento dedicado exclusivamente aos efeitos visuais.

O segmento de efeitos visuais foi produzido e estrelado por um cara genial chamado Mike Jittlov. Ele era considerado um mago desde os 12 anos quando impressionava até os mágicos mais experientes com suas ilusões incríveis. Mais tarde, cursou animação e produziu uma série de curtas aclamada pela indústria. Alguns desses curtas foram "The Interview", "Swing Shift" e "Time Tripper". O sucesso desses curtas chamou atenção de dois executivos dos estúdios Disney. Seu primeiro trabalho na casa do Mickey foi num especial televisionado de duas horas "Mickey´s 50th", que celebrava os 50 anos do ano Mickey em 1978. Jittlov criou o primeiro Mickey Mouse em stop-motion, além de milhares de brinquedos que marchavam ao som da trilha da então novíssima Parada Elétrica (Main Street´s Electrical Parade) da Disneylândia da Califórnia. Esse curta "Mouse Mania" começava mostrando um fanático que vivia numa casa forrada de Mickeys em tudo quanto é parte. A segunda parte mostrava o tal fanático (o próprio Jittlov) se tratando num psiquiatra, cuja sala de repente se vê lotada de Mickeys e brinquedos. Esta segunda parte com cerca de 2 minutos está presente no DVD "Walt Disney Treasures - Mickey Mouse in Living Colors, volume 2". A versão completa foi exibida em outro especial de TV exibido pelo SBT - "Walt Disney, o Sonho de um Homem" - produzido em 1981.

Seu segundo trabalho na Disney foi justamente em "Major Efeitos", desta vez mostrando Jittlov interpretando o mago do tempo e da velocidade. O curta mostra câmeras e luzes dançantes, e uma jornada incrível do mago pelas ruas de Los Angeles até aterrisar no Castelo da Cinderela do Walt Disney World na Flórida, com direito a uma aparição (agora nostálgica) de um avião da Panam. Este segmento seria relançado em 1980 (em formato 16mm) para colecionadores com outros quatro filmes.

Outro trabalho especial de Jittlov na Disney foi a criação de um curta-metragem inaugural que foi exibido no lançamento do canal a cabo Disney Channel nos EUA em 1983. O ponto alto era um satélite animado em forma de Mickey. Esse satélite foi reproduzido diversas vezes. É possível vê-lo entre os extras do DVD de "Branca de Neve", nos monitores de espera da montanha-russa "Space Mountain" nos parques, e era mostrado para os empregados (cast-members) dos parques durante orientação. No Brasil, o satélite era mostrado diariamente na vinheta de abertura do "Disney Club" no SBT. Ele também é mostrado numa cena de "The Wizard of Speed and Time", da qual comento mais adiante.

Jittlov, animado com o sucesso de "Star Wars" em 1977, sonhou em produzir um longa-metragem sobre o tal mago do tempo e velocidade. O problema é que nenhum estúdio, nem mesmo Disney, ousava entregar US$7 milhões nas mãos de um roteirista desconhecido, e que ainda por cima seria o diretor, ator, produtor, editor, muitos "..or" mais, além de cuidar dos efeitos. Mesmo assim, aos poucos ele conseguiu a façanha de produzir seu longa de baixo orçamento. A premissa trata basicamente de um cara que deseja produzir um filme de efeitos, mas precisa enfrentar a competição entre dois produtores. Um deles faz de tudo para acabar com os sonhos do cineasta. Infelizmente a premissa ganhou ar profético. Na vida real, um produtor realmente fez sacanagem vendendo o filme para distribuidores sem o conhecimento nem compensando Jittlov.

"The Wizard of Speed and Time", filme ainda obscuro mas brilhante, demonstrou como a criatividade de Jittlov pode produzir tantas coisas maravilhosas por um preço relativamente baixo. É preciso dizer que nenhum efeito foi feito em computador. Não há CGI. São todos efeitos óticos, de velocidade, de pixelation, animação ou stop-motion. O filme tem outra peculiaridade - é repleto de mensagens subliminares. Algumas dispostas em um único frame. Para os fãs de Disney, um dos "Nine Old Men", Ward Kimball faz uma ponta no longa como agente da IRS (Infernal Revenue Service) - é, você entendeu bem... infernal! Falando em computador, o filme traz um erro curioso. Ambientado em 1977, é mostrado um computador pessoal no escritório de um dos estúdios. O detalhe é que o PC da IBM só foi lançado ao público em 1981.

O longa apresenta os diversos curtas produzidos por Jittlov desde o final dos anos 70. Desde os segmentos produzidos para a Disney (pela qual ele espertamente assegurou os direitos), até o clímax da incrível jornada do mago. O filme foi produzido entre 1983 e 1988 e teve uma curta e simples carreira nos cinemas em 1989 (em circuito muito limitado). Ainda sem lançamento em DVD, fãs produziram fitas não-oficiais e ainda hoje é possível encontrá-lo rodando a internet.

Que tal assistir boa parte do trabalho de Mike Jittlov? No trailer, você vê a campanha do longa nos cinemas, e no curta é possível uma versão turbinada com referências às Olímpiadas de Los Angeles de 1984) . É possível assistir ao curta que originou o segmento do episódio "Major Efeitos".

Curta em "The Wizard of Speed and Time" (1989)


Curta "The Wizard" (1979) praticamente idêntico ao exibido no especial "Major Efeitos" da série "Disneylândia.

Trailer de "The Wizard of Speed and Time".

Vídeo com o satélite do Mickey.

É possível assistir outros curtas de Jittlov pelo YouTube.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.