Exclusivo! cobertura completa sobre a 1ª ExpoDisney no Brasil
Por Celbi Pegoraro (colaborou Maricy Ribeiro) - 12/10/2006
A Disney do Brasil realizou nos dias 27 e 28 de setembro um evento especial - a 1ª ExpoDisney - que reuniu 96 expositores – correspondente a mais de 80% de todos os licenciados brasileiros. O evento foi bancado totalmente pela Disney e realizado no ITM Expo em São Paulo, e serviu para aumentar a integração entre licenciados e compradores além de gerar novos negócios. A primeira experiência com a ExpoDisney ocorreu no México em 2001, quando 50 licenciados participaram do evento. Em 2006, o número subiu para 153 licenciados.
O evento contou com estandes especiais da Disney promovendo os lançamentos em DVD da Buena Vista e a programação dos canais Disney Channel, Jetix e ESPN e ESPN Brasil. Por outras salas, dezenas de estandes separados por área de negócio mostravam a diversidade da marca Disney entre os licenciados. As áreas incluíam alimentação (marcas como Casa Suíça, Garoto e Bauducco), revistas e impressos (Editora Abril e Melhoramentos), além de brinquedos, roupas e os mais diversos produtos.
Na palestra de Tokie Esaka, os convidados puderam conhecer mais sobre propriedades da Disney com grande potencial para o licenciamento. Entre eles, “Mickey e seus amigos”, “Winnie the Pooh” (que ganha novo DVD neste semestre), Princesas Disney, “Power Rangers” (que é exibido com sucesso nas manhãs da TV Globo) e a linha “Fadas”, que começou como uma bem sucedida revista em quadrinhos e agora ganha mais espaço com o lançamento do longa-metragem direto para DVD da personagem Sininho (Tinkerbell). O público presente conferiu o trailer e desenhos conceituais da produção. "Carros" da Disney-Pixar também é um grande lançamento em DVD para o mês de novembro, assim como "A Pequena Sereia" com lançamento para o fim deste mês.
A Família do Futuro
Na apresentação de Ana Imenez, foram apresentadas as grandes novidades Disney para 2007. Os licenciadores puderam conferir os personagens principais e a exibição de uma seqüência inteira de “A Família do Futuro” (sim, é este o título brasileiro de "Meet the Robinsons") com estréia prevista para março de 2007. As cenas, misturando trechos finalizados com partes ainda em produção, mostram o encontro de Lewis e Wilbur e sua viagem para o futuro. A maior curiosidade, já quando os personagens chegam ao futuro, é a música escolhida para o fundo. Trata-se nada menos que “There´s a great big beautiful Tomorrow”, uma das canções favoritas de Walt Disney, composta nos anos 60 pelos irmãos Robert e Richard Sherman para a clássica atração “Carrossel do Progresso”, hoje no Magic Kingdom do Walt Disney World. Além disso, um clipe com cenas variadas deste filme também serviu para dar uma boa prévia do que vem por aí. O destaque claro fica para a animação extremamente fluida do vilão Bowler Hat Guy.
Continuação do grande sucesso de 2006, “Piratas do Caribe 3 – No Fim do Mundo” também foi apresentado com grande destaque. O DVD do segundo filme será lançado para rental (locadoras) agora em novembro, e o público poderá adquirir o filme a partir de março de 2007. O público presente conferiu um clipe especial com cenas do segundo e do terceiro filme – boa parte de ambos os filmes foi filmada ao mesmo tempo. As cenas mostram que o pirata Jack Sparrow (personagem de Johnny Depp) terá ainda muitas aventuras pela frente.
Promessa da parceria Disney-Pixar para 2007, “Ratatouille” conta a história do ratinho Remy, que é fascinado pela culinária francesa. No entanto, ele vive um dilema. Mora com seu pai e irmão nos esgotos de Paris logo abaixo de um famoso restaurante da cidade. O público pôde conferir o trailer e uma apresentação do design de todos os personagens. Os personagens são extremamente cativantes, desde o protagonista Remy até o sofisticado crítico gastronômico Ego. A apresentação incluiu a exibição de um curto documentário onde a equipe da Pixar fala mais sobre a produção de “Ratatouille”. Se em “Procurando Nemo”, o desafio era criar ambientes subaquáticos, e “Os Incríveis” tornar os humanos mais estilizados, em “Ratatouille” o principal desafio são os alimentos. Os artistas explicam que os alimentos precisam parecer reais, mas ao mesmo tempo um pouco estilizados para dar um toque de fantasia. A solução encontrada foi ampliar em algumas vezes as texturas das frutas dando a elas uma aparência mais próxima da estilização do mundo da animação. Na tela, o público conferiu o trabalho dos animadores para criar diversos pratos refinidados do filme, assim como exemplos singulares como uma laranja e um morango.
A Disney também apresentou como promessa de grande produção o longa “Enchanted” (Encantado), onde uma princesa é banida do mundo animado para o mundo real – a cidade de Nova York.
Além das novidades cinematográficas e de DVDs, a 1ª ExpoDisney contou com palestras especiais dedicadas as mais variadas áreas. O diretor-presidente da Disney, Marcos Rosset falou sobre novas tecnologias e os mercados de rental e sell-through. O diretor de marketing, Herbert Greco, mostrou as oportunidades de licenciamento e negócios dos canais Disney Channel e Jetix. Paulo Leal fez uma apresentação sobre as oportunidades de negócio envolvendo o canal esportivo ESPN.
Ancorado por grandes sucessos como “Piratas do Caribe”, “Carros” e agora o musical do momento “High School Musical”, a Disney espera com a ExpoDisney um crescimento de 20% nos negócios de licenciamento para 2007. O número é superior ao percentual estimado para 2006, que é de 16%. “Atingimos uma maturidade em número de licenciados e distribuição que nos permite dar um passo como esse”, afirmou o presidente da Disney no Brasil, Marcos Rosset. “Queremos proporcionar aos profissionais do mercado a oportunidade de ver os produtos em um único local”. Tomara que o evento possa se repetir nos próximos anos com ainda mais sucesso. E que venham os próximos lançamentos!