TV no Avesso - nº 3 (Schin Chan)
Por Celbi Pegoraro
Mais uma vez a coluna TV no Avesso está online com mais comentários animados sobre televisão e... animação na televisão. Sem enrolar mais vamos aos assuntos do dia:
Crayon Schin Chan ganha horário nobre
No antigo Animagic dediquei uma nota elogiando a exibição no Brasil do seriado animado "Crayon Schin Chan" pelo canal Animax (TV paga). Descobri a série através da coluna do Ricardo Feltrin no UOL News e me interessei já que ele contou que a série é baseada num mangá muito popular mas que no Brasil não teve muitas edições. Na época, o seriado estava escondido nas madrugadas do canal Animax. Acredito que seja pelo conteúdo mais ácido e pesado da série - nitidamente mais divertida para o público adulto.
O personagem principal é o garoto Schin Chan, que apronta todo tipo de coisa com seus pais ou qualquer um que passe pela frente. Desde situações embaraçosas, falar em hora errada e até xingamentos, o garoto não é tão bonzinho quanto aparenta. Seus pais são Mitzi e Hiro. Schin Chan sempre mete o pai (Hiro) em confusão. Os episódios envolvendo supostas traições são impagáveis. Fazem parte da família a irmãzinha Hima e o cão Whitey.
Nos EUA a censura do seriado é 14 anos, mas na verdade creio que essa qualificação tenha mais a ver com o humor chulo que por vezes aparece na série. Mas as histórias são muito bem boladas, capazes de fazer até quem não curte muito anime entrar no clima. Há uma certa discussão quanto aos traços deste anime. Nas primeiras temporadas o traço é bem mais "tosco" do que nas seguintes. Com o tempo o design foi ficando mais uniforme, no mesmo esquema que ocorreu com "Os Simpsons".
A boa nova, para quem se interessar em conferir a série, é que o canal Animax colocou "Crayon Schin Chan" em horário nobre. Agora é exibido de segunda a sexta às 19h30.
Seletor Crítico
- Até quanto Chaves? Há alguns dias o SBT começou a reprisar os poucos episódios da série "Chaves em Desenho Animado". Já era esperado que houvesse a reprise, mas a pergunta que fica é: será que os poucos episódios manterão a boa audiência a longo prazo? Se cair a audiência, uma saída poderia ser exibir os desenhos pela manhã atingindo outro público. Mas Chaves é Chaves.
- Sereia Ariel na TV: O Disney Channel prepara a estréia do longa animado "A Pequena Sereia" para o dia 11 de fevereiro. Para promover a estréia, o canal exibirá a partir das 17 horas alguns episódios da série animada baseada no filme. O filme mesmo começa ás 20h.
- Queremos o buraco! Na última sexta-feira, o "Brasil Urgente" (Band) dedicou um amplo espaço mostrando como andam os trens de subúrbio da capital paulista. Sem ar condicionado, os trens andam com todas as portas abertas (forçadas pelos usuários). Denúncia pública, o secretário dos transportes teria prometido que vai arrumar o problema. Aliás, por que os trens não têm o sistema do metrô que breca os trens quando uma porta é aberta? Mas o mais bizarro ocorreu ontem. Na mesma linha, foi mostrado que as pessoas preferem atravessar a linha caminhando sobre os trilhos (correndo risco de atropelamento) do que cruzar por uma passarela. Até aí tudo bem. O mais curioso é que as pessoas confessavam no ar que preferiam o buraco no muro e se arriscar. Além da equipe de reportagem ter sido recebida com bombas (ou seja lá o que era aquilo), a mulher entrevistada ainda disse que prefere andar daquele jeito do que usar uma passarela (que era bem próxima, por sinal). Para concluir, o Datena quis falar com outra entrevistada e não é que o repórter chama um nome e ela diz outro? O apresentador gritou: "Orrra.. você não sabe nem o nome da entrevistada!?" Repetindo aquele bordão: "Assim não dá!"
- Criatividade rules! O SBT sempre foi uma fonte para a "boa" criatividade. Hehehe... A Galisteu ganhou (até quando não se sabe) um novo espaço noturno na grade da emissora. Enquanto isso o "Chame" que era diário virou o "Namoro na TV" do Celso Portiolli. Só que o tal programa também é repleto de outras gincanas. O título não representava bem o conteúdo. Precisava de outro título. Mmmmmm qual a melhor idéia? Finalmente no domingo o SBT anunciou o novo programa diário do Celso como "Namoro na TV e ETC". Nada como resumir tudo o que não é namoro com "ETC". Ontem o SBT já anunciava o programa com outro nome, mais simples: "Namoro e ETC".
Bom, a coluna fica por aqui. Volto na sexta com mais destaques da televisão. Até lá!