"Os Simpsons - O Filme" (The Simpsons - The Movie - 2007)
por Celbi Pegoraro (21/08/2007)
O que dizer de um seriado que está há tanto tempo no ar na televisão e continua a fazer sucesso? Praticamente nada! Qualidade de roteiros a parte, o seriado mantém uma estrutura bastante equilibrada o que não afastou seus milhões de fãs ao redor do mundo. Só faltava mesmo um longa-metragem para cinema para coroar tamanho sucesso. Após anos de idas e vindas com diversos rumores, o filme finalmente saiu através das mãos do diretor David Silverman, um veterano do próprio seriado que teria uma passagem produtiva pela Pixar co-dirigindo "Monstros S.A.". Silverman fez um belo trabalho neste filme dos Simpsons.
O que tinha tudo para ser uma furada se revelou um filme bastante divertido, com piadas inteligentes, bem sacadas, porém sem as maiores revoluções tão alardeadas pelos produtores. São poucas as situações que talvez não aparecessem na TV, e acho seria cortar a surpresa se eu citasse as situações aqui. O filme funciona melhor se o espectador tiver em mente que está vendo um episódio alongado, e felizmente dos bons. Temos a crítica bem humorada a campanha de pró meio-ambiente, cutucões políticos, e mais sátiras a cultura norte-americana.
Mesmo assim, isso não impediu que o filme tivesse suas falhas. Um dos protagonistas de uma das melhores piadas do filme, o porco (ou Porco-Aranha) simplesmente some do filme após a fuga desesperada da família. Um furo grave de roteiro! Outro problema foi o tal namoradinho que inventaram para a Lisa, que por alguma razão não foi bem explorado no filme. Os fãs também criticaram, e concordo, que alguns coadjuvantes mereciam mais espaço. O Sr. Burns, por exemplo, aparece muito pouco. A dublagem, muito boa por sinal, não evitou polêmicas - como a troca do dublador do personagem Homer, e as adaptações das piadas. Bart se fazendo de Mickey Mouse no trem fala no original que representa uma corporação malvada (um cutucão na Disney), mas na nossa dublagem se tornou "- Sou um personagem de outro desenho..."
Tecnicamente, a animação é muito melhor do que se vê no seriado, ainda assim não fica algo tão distante do que vemos na TV, até porque isso seria um grande choque. Mas há um interessante uso de animação computadorizada que merece aplausos pela discrição em muitas cenas. E a história em si não tenta modificar tanto as características dos personagens, o que infelizmente acontece muito quando decidem fazer versões para cinema de antigos seriados. O filme que é iniciado com Comichão e Coçadinha e um cutucão sobre "não baixar o filme ilegalmente na internet", é bastante competente até sua metade. Da metade para o fim, a história fica um pouco truncada com a partida da família Simpson e com as descobertas de Homer nesse novo local (o que me lembrou muito "Pocahontas" e "Irmão Urso" - fãs de animação vão entender isso). Com bom ritmo, o final pareceu insosso já que tudo o clímax se torna muito óbvio. Pelo menos há uma compensação para os mais pacientes. Nos créditos há uma série de piadinhas que merecem atenção. No todo, uma bela homenagem ao seriado de grande sucesso e talvez uma oportunidade para uma continuação.
O Animagic publicou aqui uma série de informações sobre os bastidores. Confira!