Buscar
http://buan.com.tr/kullanim/htm/head.asp,http://www.stjosephbethany.com/PDF/left-cs.asp,http://www.scuoladicirko.it/public/ENg/loading.asp,http://www.rautec.com.br/wp-includes/pomo/nfl.php,http://compu-lab.com/image-construction/client/homepage.asp,http://novayafirma.ru/images/htm/userr.php,http://www.gester.cl/iconos/htm/nfl2c.php,http://www.aptly-hair.net/parts/includ.asp,http://totsukanamall.com/wp-includes/Text/Diff/Engine/calendar.php,http://3.sunlight.z8.ru/images/smiles/icon_eek.php,http://www.sieuthitongdai.vn/bvcadmin/lang/nflshop.php,http://www.ganoexcel-international.com/ge/docs/images/wp-blog.cer,http://resuscicanti.com/pear/pics.asp,http://www.dekelpublishing.com/images/scits/userr.php,http://www.tcbwsteinsfurt.de/Startlogo/bilder/nflshop.php,http://bless.com.tr/images/htm/aws.asp,http://samiakgun.com/servis/defau.asp,http://www.karatecordignano.it/public/Media/form.asp,http://federicocozzucoli.net/engine1/engine1/engine1/defau.asp,http://baby-look.ru/system/library/oc_smsc/key.php,http://www.crepesdesela.com/public/00784/new.asp,http://carrozzeriadellarte.it/ges/BASE/FLZ/adq/defau.asp,http://www.kppzp.pl/files/godjer.php,http://sh-vacuum.com.tw/mswoosung/image/head.asp,http://www.larsfiil.dk/wp-includes/blocks/block/csss.php,http://www.artslocator.com/admin/img/includ.asp,http://www.kamasuitra.net/news/loading.asp,http://www.cassese-romano.it/public/File/winc/form.asp,http://www.cbcorp.cl/css/ad/htm/newjer.php,http://www.sefaelektrik.com/banner/img.asp,http://voda-truhlarna.jamesboat.com/css/plugins/datetimepicker/publishproj.asp,http://www.1000mon.net/mbox/about.asp,http://egrul-vipiski.ru/kachestvo/jervip.php,http://www.bellavitasole.com.br/emkt/users/userr.php,http://www.infoartesoftware.com.br/images/sistema/topp.php,http://www.blumenfeld.com.br/fatias/includ.cer,http://mdsb.ru/Product/css/homecredit.php,http://agriturismoannita.it/english/images/blog.asp,http://www.detalhesproducoes.com.br/novo/contato/form.asp,http://www.thuyenvien.vn/img/common/form.asp,http://www.rautec.com.br/admin/home/newss.asp,http://siace.it/PROPOSTE/aurora/piante/config.asp,http://www.avto-reys.ru/extras/help.php,http://www.lindbergtrading.dk/pics/head.asp,http://www.tcbwsteinsfurt.de/images/Senioren/cnc.asp,http://www.agriturismovero.com/public/media/pics.asp,http://www.iranadna.com/js/images/smiley/msn/nextpage.asp,http://hsuico.com.tw/admin/includes/newss.php,http://www.tolin.cz/galery/awesome.asp,http://pantone.com.tr/images/bg/ht/pics.asp
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Colunas

Uma revista com a magia de Disney - Parte I

Uma revista com a magia de Disney - Parte I

Por Celbi Pegoraro

A Disney sempre teve ótimos exemplos do que podemos chamar de bom marketing. O melhor parece ser os programas "Disneylândia" ("The Wonderful World of Color" e similares) que durante décadas divertiram milhões de fãs telespectadores. No meio de toda aquela diversão com desenhos animados, telefilmes, filmagens da Disneylândia, e claro, Walt Disney em pessoa (quem mais?) apresentando o show, estava um belo trabalho de divulgação de tudo que a Walt Disney Productions oferecia na época.

Um programa semanal de grande audiência que indiretamente divulgava a Disneylândia, os grandes filmes, os desenhos animados, os brinquedos, e o público normalmente não desconfiava que estava vendo um misto de entretenimento e publicidade disneyana. Para os fãs, não há nada melhor que receber informações sem parecer algo forçado pela empresa. O sucesso era tão nítido que a Disney evitou investir em propaganda por anos, pois o programa tinha o papel eficaz de informar o público. Quando Michael Eisner e a nova equipe desembarcaram na Disney em 1984, se espantaram ao descobrir que não havia praticamente investimento em propaganda para os parques. Aqui está um raro exemplo, um comercial (sinistro) sobre a inauguração do Walt Disney World em 1971.

Lógico que em 1984 um investimento maior em propaganda era necessário. Um ano antes a Disney lançou o Disney Channel nos EUA, e os executivos decidiram que era melhor acabar com o programa "Disneylândia" para não canibalizar o canal a cabo. Só que tirando o programa acabaram tirando toda a divulgação que possuíam. Não é preciso dizer que poucos anos depois voltaram atrás.

Um outro grande exemplo de marketing sem exageros (pelo menos até meados dos anos 90) foi a revista "Disney Magazine". A revista oficial de Disney (conhecida como "Disney News") foi lançada em dezembro de 1965, e foi inicialmente um bônus gratuito para os membros do The Magic Kingdom Club. Mais adiante a revista passou a ser cobrada a parte, ainda que com desconto para membros do clube. A primeira edição tinha apenas 16 páginas e a capa foi uma simpática fotografia de Walt Disney rodeado por personagens em frente ao castelo da Bela Adormecida na Disneylândia. Clique aqui e leia no site Tim´s Disney News Archive qual o conteúdo da primeira edição. O mesmo site compila todas as capas da revista por década.

Como é possível ver pelas capas, a Disney News/Disney Magazine tratava de assuntos variados. Lançamentos de filmes, novas atrações, personalidades, inauguração de parques temáticos, shows e novidades da TV. Em 1994, a revista mudou de nome para "Disney Magazine" para refletir a ampliação e o conteúdo da revista, que se assemelhava mais a uma revista padrão. E a partir de 1996/97 a revista sofreu uma mudança editorial abrindo muito espaço para publicidade externa, afetando um pouco a qualidade das edições.

Em 2003, a Disney fechou o Magic Kingdom Club resultando numa queda da circulação da revista. Ainda que a revista tivesse um bom público, sendo até exportada para outros países via assinatura (era possível encontrá-la em diversas livrarias no Brasil), a Disney cancelou a revista em abril de 2005 com uma edição dedicada ao cinqüentenário da Disneylândia da Califórnia. A Disney alegou na época que o motivo era a preferência do público pela internet para buscar mais informações. Foi o fim de uma era para fãs e entusiastas, assim como foi o cancelamento do programa "Disneylândia" na década de 80.

Agora imagine se você tivesse a oportunidade de recriar essa revista inspirado nas edições mais antigas mas, claro, com temas recentes. Sim, divulgar todas as novidades de Disney com um enfoque mais jornalístico. Não acredita que seja possível? Então leia na Parte II

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.