Entrevista com o presidente da Madhouse Studios
O blog Papo de Budega conversou com o presidente da Madhouse Studios, Jungo Maruta e com o representante Alex Yeh. Eles respondem nossas perguntas, semanas depois da visita que fizeram ao Brasil em julho.
Fale um pouco de sua carreira fora e dentro da Madhouse.
- Fui nomeado presidente e CEO do MADHOUSE, assim que a empresa pública INDEX adquiriu o estúdio. Inclusive, eu havia sugerido para o CEO do INDEX (meu amigo de mais de 10 anos) de comprar MADHOUSE, uma vez que anime é uma mídia típica do Japão que tem potencial de conquistar a indústria cinematográfica do mundo inteiro.
Qual foi o título de maior sucesso do estúdio?
- "Sucesso" pode ser interpretado de varias maneiras, mas podemos dizer que os títulos "Ninja Scroll", "Vampire Hunter D", "Death Note" "Nana", "Metropolis", "Paprika", "Tokiwo Kakeru Shojo" são os títulos mais conhecidos.
Muitas editoras japonesas têm suas próprias produtoras ou acordos com estúdios específicos. A Madhouse tem algum contrato específico com alguma editora no Japão?
- Temos relacionamento com todas as editoras. Recentemente, temos produzido mais títulos baseados em publicações do KODANSHA e SHUEISHA.
Em um anime ou filme, se algo tem que ser alterado, de quem é a última palavra: do produtor, diretor ou autor? Ou é variável de acordo com o título?
- Basicamente damos a ultima palavra ao diretor. Esse é o nosso procedimento padrão.
Em quanto tempo um episódio de TV fica pronto?
- Normalmente, iniciamos a pré-produção 1 ano antes do seriado entrar no ar. Portanto, se o seriado vai durar 1 ano, estaremos produzindo durante 2 anos.
A Madhouse tem algum controle da qualidade dos seus títulos que são lançados pelo mundo, ou isso fica a cargo somente dos distribuidores?
- Normalmente fica a cargo dos distribuidores, mas estamos nos envolvendo cada vez mais.
Death Note é um sucesso. Mas há muitas polêmicas envolvendo este título. O que você poderia dizer sobre Death Note?
- Acho que é um título extremamente apropriado para entretenimento. Eu particularmente, não gostaria de achar um 'death note’...
A Madhouse tem diversos títulos adultos e maduros. Isso é proposital?
- É que coincidentemente os títulos de sucesso estão voltados para adultos, mas Madhouse também produz anime para crianças. Não existe nenhuma estratégia ou propósito de criar imagem de que só fazemos filme para adultos. A indústria colocou essa imagem no nosso estúdio.
O que o estúdio não aceita fazer?
- Não entramos em nenhuma situação em que temos que disputar a produção pelo preço. Assim como não produzimos filmes que os nossos diretores não se sentem atraídos.
O Brasil é o primeiro país da América Latina que um representante da Madhouse visita?
- Sim, dentro do meu conhecimento.
Apesar da grande população, o Brasil ainda não é um grande mercado de animes. O que a Madhouse achou interessante no Brasil para fazer a visita?
- Acredito que temos oportunidade em quaisquer pais onde haja fãs assistindo anime. Eu particularmente fiquei impressionado com tamanha paixão dos fãs brasileiros, o que acredito que pode haver futuras oportunidades de negócios no Brasil. Se existe um fator de restrição, talvez o fato de a língua oficial ser português (bem menos difundido do que espanhol).
Você já conhecia os eventos de animes que acontecem aqui?
- Honestamente, não
Na coletiva de imprensa, você disse que seria interessante fazer parcerias com o Brasil para animação. Seria na produção de storyboards, cenários ou a animação?
- Com pessoas na área criativa... Roteiristas, ilustradores, etc... Quem sabe diretores de filmes brasileiros?
Você conhece artistas brasileiros na área de animação, roteiro ou desenho?
- Não. Mas ouço falar muito de Fernando Meireles, Walter Salles...
Você acredita que mangás de outros países (não japoneses) podem virar anime pela Madhouse?
- Com certeza, se o mangá for atraente de ponto de vista criativo, e ter oportunidade de negócios ao redor...
É possível para os artistas estrangeiros enviarem trabalhos (desenhos ou roteiros) para a Madhouse?
- Claro!
Você teria algum comentário final? Ou gostaria de dizer algo que não foi perguntado?
- Acredito que o mercado de animes o Brasil abrira cada vez mais, através de crescimento incessante de fãs brasileiros apaixonados. Fãs Brasileiros: espero trazer mais anime para o Brasil e espero que vocês assistam cada vez mais!
Obrigado.
ALEX YEH
O que seria exatamente está empresa pública Index?
É uma empresa publica com principal foco em distribuição de conteúdos pela telefonia celular.
Aqui vai o site em inglês.
A Madhouse pretende visitar outros países da América Latina em breve e criar estratégias para a região? Na maioria dos países americanos a língua oficial é o espanhol..
Estamos pensando em marcar a presença na América Latina, mas temos Brasil como prioridade.
Como artistas estrangeiros podem enviar seus trabalhos? É necessário ter um projeto mercadológico, parecido com o Afro Samurai?
Os artistas podem contatar o nosso time para submeter os trabalhos. Eles precisam ter objetivos claros do que eles buscam ao submeter trabalho para o Madhouse (querer trabalho, vender o projeto, buscando estágios, etc..).
Se o projeto tiver receptividade mercadológica, as chances são sempre maiores.
O Animagic agradece a jornalista Sandra Monte pela colaboração.