E a polêmica continua... "Beowulf" é ou não é animação?
Por Celbi Pegoraro
Continua a grande polêmica na indústria da animação (e do cinema) se filmes que utilizam captura de movimento (motion-capture, onde os atores vestem roupas com sensores para criar a "animação") podem ser considerados animação ou não. Já comentei algumas vezes neste site o que penso sobre o assunto (na posição de jornalista, pesquisador e entusiasta), então antes de mais nada gostaria de lembrar que: 1-) O que está sendo comentado aqui é a polêmica sobre a técnica utilizada e não o conteúdo do filme. 2-) na minha opinião captura de movimento NÃO é animação, mas alguns detalhes de pós-produção que normalmente são inseridos no filme são produzidos com técnicas de animação.
A polêmica continua e li recentemente alguns comentários de animadores que esquentam a discussão. Mas antes, gostaria de republicar a nota que escrevi na época do Oscar quando concorriam dois filmes utilizando a técnica de captura de movimento. Logo mais retomo a discussão atual.
O que de fato faz um filme ser classificado como "animação"? Lembro que essa discussão começou anos atrás quando o filme "Waking Life" (2001) conquistou a crítica e se tornou cult. O filme era visto como animação, mas na verdade trata-se de um filme com atores reais com um filtro especial (que não é captura de movimento) somado a alguns efeitos que dão o tom "animado". A polêmica no Oscar foi porque dois dos três filmes indicados ao Oscar ("A Casa Monstro" e "Happy Feet - O Pingüim") usam técnicas de captura de movimento e atuação, sendo depois melhorados pelos artistas digitais.
Um dos críticos das indicações foi o animador de CGI, Keith Lango, que em seu blog escreveu que "apenas um desses três filmes usam animação real como base para a performance dos personagens. Os outros dois filmes capturaram movimentos reais para a base da atuação". O animador comenta que esse tipo de animação tem mais em comum com animação de bonecos de "Os Muppets Conquistam Nova York" do que personagens de "O Rei Leão". Infelizmente ninguém se preocupa com essas diferenças básicas e chama tudo de "animação".
Outros animadores e diretores estão discutindo o assunto em sites e fóruns especializados. Quando se tem dois de três filmes indicados ao Oscar sendo contestados com tanta força, talvez seja hora de debater o que realmente é qualificado como animação. Alguns consideram que chega a ser um absurdo ver "Carros", o único filme que tecnicamente é animação (produzido quadro-a-quadro por animadores) competindo com dois filmes onde os movimentos dos personagens são feitos por atores com roupas engraçadas cheias de pontos de captação.
O caso é que, polêmicas a parte, ainda dá para enchergar que "A Casa Monstro" e "Happy Feet - O Pingüim" são animações (e são realmente mais animados se comparados ao "Waking Life"), mas realmente fica difícil saber o que pode ser considerado animação ou não. Outra boa polêmica foi quando especularam se um dia filmes de atores reais que usassem animação de efeitos ("Homem-Aranha", "Star Wars", "Jurassic Park"), mas num ponto em que a presença animada superasse os atores reais, se poderíamos considerá-los filmes de animação. Bom assunto para reflexão.
Para quem se interessar por "Waking Life" (filme considerado muito bom), lançado pela Fox Searchlight em 2001, há um making of disponível neste link (YouTube).
OK, chegamos a novembro de 2007. Com a estréia do esperado "A Lenda de Beowulf", produção com técnica revolucionária segundo Robert Zemeckis, retorna a polêmica. É ou não é animação? O site Cartoon Brew comentou a estréia e muitos artistas da área comentaram o que acham disso.
Para o veterano animador e diretor Will Finn (que ainda não viu Beowulf), "captura de movimento não é nem próximo a mesma coisa que rotoscopia 2D (traçar em cima do fotograma de uma filmagem ao vivo). Rotoscopia envolve DESENHO. Isso pode ser feito bem ou não, mas para que fique bom é preciso que se tenha no mínimo um bom artista. Se você for um animador ficará ainda melhor. Tecnicamente falando, a única pessoa que precisa ser um artista na captura de movimento é o ator usando bolas de ping-pong (a roupa com sensores). Nenhuma arte ou animação é necessária. Sendo mais claro. Eu não sou geralmente um fã de rotoscopia, mas mesmo para traçar uma foto ainda é necessário muito mais interpretação artística do que a captura de movimento. A captura em filme é o equivalente aos áudio-animatrônicos. O robô igual ao Johnny Depp que foi instalado na atração "Piratas do Caribe" na Disneylândia deveria ser indicado ao Oscar também?"
Para Michael Sporn, "estou cansado de ouvir comparações entre captura de movimento e rotoscopia. Não são a mesma coisa". Outro animador, Tony, comentou que "capturar a informação de um ator em captura de movimento é apenas o primeiro passo para criar a performance. Animadores usam a captura como ponto inicial para animação final - leia-se Gollum de "O Senhor dos Anéis". Todos os personagens heróicos em filmes com captura de movimento são em larga escala animação em quadros-chave para refinar a informação capturada. De fato, toda a animação facial de Gollum foi "key-framed" por animadores, ao contrário do que os vídeos de making of sugerem mostrando Andy Serkis com pequenos pontos no seu rosto. Mas o meu ponto é que não há razão para afirmar que não há trabalho artístico envolvido em filmes com captura de movimento, quando há muita atenção dada a essas performances por animadores bem treinados".
A veterana animadora Nancy Beiman comentou que "captura de movimento não pode ser corretamente classificado como filme de animação. É uma performance em ação-real (live-action) que é modificada com efeitos especiais. Uma performance animada pode usar uma base em rotoscopia (como fizeram com Marge Champion como Branca de Neve, ou com os atores em "O Homem Duplo"), mas sua aparência é transformada em algo diferente. Branca de Neve não é Marge Champion. Os insetos e coisas que aparecem em "O Homem Duplo" são animados. Eles foram criados por um artista, não um ator. Angelina Jolie, Andy Serkin, e outros atores de "Beowulf" não são personagens animados. Eles são pessoas reais inseridas em um filme de efeitos visuais".
Sobre o Oscar, vale lembrar que a Academia modificiou a regra na categoria animação estabelecendo que, "um filme de animação é definido como uma obra cinematográfica com no mínimo 70 minutos de duração, em que o movimento e a performance dos personagens são criados usando técnicas quadro-a-quadro. Em adição, um número significativo de personagens principais precisa ser animado, e a animação precisa aparecer em não menos que 75% da duração do filme."
E agora esperamos saber: "A Lenda de Beowulf" se encaixa nesta categoria? É animação? Convido os leitores (especialmente animadores) a enviarem e-mails para o Animagic com sua opinião, que também pode ser sobre outros filmes que utilizam a técnica como "A Casa Monstro" ou "O Expresso Polar".
A polêmica continua...