Pateta atrasa e Disney detalha os novos curtas
A primeira notícia não é boa. O tão esperado curta metragem animado do Pateta "Como Instalar um Home Theater" não será exibido junto ao filme "Encantada", que estréia nos EUA neste fim de semana. A Disney decidiu atrasar o curta e exibí-lo com a estréia de "A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos", que estréia lá em 21 de dezembro, e no Brasil só em 25 de janeiro de 2008.
Mas pelo menos são boas as novas informações referentes ao programa de curtas de animação, que foi retomado com a chegada de John Lasseter e equipe da Pixar aos estúdios Disney. O site AWN traz uma matéria especial sobre o novo curta do Pateta, revelando muitos detalhes de seus bastidores e do que vem por aí. Para o curta do Pateta, o estúdio contou com os melhores animadores tradicionais (que animam usando lápis) da casa, incluindo Eric Goldberg, Mark Henn, Andreas Deja e Dale Baer. Mesmo assim houve desafios, como atesta Goldberg (animador do Gênio em "Aladdin"), que conhece bem o Pateta, mas nunca o animou antes. É possível assistir um trecho do curta inedito do Pateta aqui (site do Animation World Network).
No caso de Eric Goldberg, sua principal contribuição foi animar uma cena fantasiosa de futebol americano que ocorre no início do curta. Sua sugestão foi crucial, "quando Pateta primeiramente fantasia que está num campo de futebol americano, ele inicialmente parecia assustado vendo os demais jogadores e gritando "wow!", mas disse não.. isso é sua fantasia e ele precisa sorrir".
Goldberg está atualmente animando um personagem para o longa-metragem tradicional "A Princesa e o Sapo", e também trabalhando nos storyboards de seu próprio curta-metragem envolvendo Mickey, Donald e Pateta. Segundo o anumador, será semelhante ao curta "Boat Builders" (assista aqui!), cujo formato permite que cada personagem tenha sua própria personalidade - o que faz com que sejam tão divertidos de se assistir.
Para o animador Mark Henn (conhecido por trabalhar em diversas princesas Disney como Ariel, Jasmine e Mulan), considerou o retorno de Pateta às suas origens animando boa parte das cenas de futebol americano. Um dos benefícios foi utilizar o cenário original do campo de futebol usado no antigo curta "How to Play Football" e o exterior da mesma casa do curta "Motor Mania". Segundo Henn, "Para desenhar os jogadores de futebol, buscamos um visual contemporâneo para seus uniformes, ainda os deixando simples. Há sofisticação para animar o Pateta, mesmo ele sendo atrapalhado. Ele tem estrutura e se espera dar peso, o que o faz ser tão real. E como disse sobre Mickey Mouse, é fácil desenhá-lo ruim".
Sobre o programa da Pixar, existe um certo elemento de experimentação técnica com os novos curtas de animação Disney. Em "Como Instalar seu Home Theater", cerca de 50% da animação foi produzida sem papel, usando o software Harmony da Toon Boom (incluindo limpeza de traço e pintura), usando tablets Cintiq da Wacom. A idéia de usar esse pacote "Harmony/Cintiq" não é apenas para produzir o curta de modo eficiente, mas também para testar o caminho para os próximos projetos tradicionais (começando com "A Princesa e o Sapo").
O animador Dale Baer (Yzma, Alameda Slim) embarcou no experimento digital sem papel. Já Andreas Deja, Eric Goldberg e Mark Henn trabalharam no papel. A idéia é procurar o que funciona melhor individualmente, e o que funciona melhor para os projetos maiores que o estúdio está produzindo. Baer não teve dificuldade para aprender a usar o software Maya anos atrás (no programa de incentivo a animação computadorizada). "Francamente, eu gosto de desenhar no Cintiq. Eu gosto do tamanho, é confortável de usar e é a melhor borracha do mundo. Seu trabalho sai limpo. Você pode produzir um teste automaticamente sem precisar pegar todos os desenhos. (...) Foi uma missão para os animadores aprenderem todas as ferramentas. Existem tantas que eu mesmo não toquei em 75% delas. Há também uma luz inferior que faz você observar como os professores se movem e como anda o trabalho, desse modo é possível conferir os arcos da animação".
E a Disney continua firme com o programa de curtas. O próximo será "The Ballad of Nessie", uma doce história sobre a origem de uma versão fêmea do monstro do lago Ness. O curta terá animação tradicional, e será uma continuação do projeto de estudante que Wemers iniciou na CalArts. Dale Baer, Andreas Deja e Mark Henn serão animadores no projeto. O curta, segundo o diretor, é bem diferente da loucura do Pateta, com muito mais sutilezas. Foi inspirado na arte de Mary Blair, e tem um estilo parecido com um livro infantil. Mas o diretor não esconde que gostaria de fazer outro curta do Pateta logo após este projeto.
"Glago´s Guest" será a aposta em 3D estereoscópico da Disney dirigido por Chris Williams. É sobre um soldado de fronteira russo num posto da Sibéria, que tem um estranho encontro com um extraterreste. O diretor do programa de curtas descreve o projeto como "sério, artístico e com muito suspense", contendo novo desenvolvimento de textura e inovação técnica. Segundo Williams, "Glago está empurrando os limites da animação 3D. Temos animação humana a um passo próximo ao que estão fazendo em "Rapunzel" (longa que está sendo dirigido por Glen Keane), mas também temos o desafio de animar roupas e cabelo de modo nunca antes feito na Disney. Formas são estilizadas e as proporções exageradas, mas os ambientes e detalhes são fotorealistas.
John Lasseter ficou tão impressionado com "Glago" que convocou Williams para dirigir o longa 3D "Bolt" (antes conhecido como "American Dog" do Chris Sanders). "Glago´s Guest" está planejado para estrear no festival de animação de Annecy em 2008, sendo exibido nos cinemas com Bolt em 26 de novembro de 2008. A Disney tem cinco projetos de curtas atualmente em produção, incluindo um derivado de "A Família do Futuro" ("Meet the Robinsons").