1980... quando Tim Burton ainda jogava vôlei na Disney
por Celbi Pegoraro
Assista este vídeo! Ahhhh... a década de 1980!!! Ok, nostalgia a parte o bom dessa época é que a Disney ainda era uma empresa firmada em seus filmes (principalmente de animação) e os parques temáticos, e não a gigante corporação que existe nos dias de hoje. O espírito era outro, o time era menor, e a rotina tinha muito menos cerimonial do que as pessoas pensam. Recentemente um vídeo publicado pelo blog The Blackwing Diaries mostrou como era um desses momentos de recreação em 1980.
Filmado com uma câmera super-8 por Randy Cartwright (atualmente fazendo os storyboards de "A Princesa e o Sapo"), o video (assista aqui!) mostra um curioso jogo de vôlei entre o time dos produtores (incluindo o então presidente e genro de Walt Disney, Ron Miller) e o time dos animadores - incluindo talentosos artistas como Chris Buck (co-diretor de "Tarzan"), "Mike Gabriel" (co-diretor de "Pocahontas"), Darrell van Citters e Tim Burton (na época trabalhando em "O Caldeirão Mágico").
De imediato um detalhe já chama atenção! O time dos produtores está uniformizado. Os animadores estão com roupas normais com destaque para Burton com mangas a lá Beetlejuice. Quem narra é nada menos que John Musker (co-diretor de grandes filmes como "A Pequena Sereia", "Aladdin", "Hércules", "Planeta do Tesouro" e do futuro "A Princesa e o Sapo"). Um dos momentos mais hilários é quando Musker narra o chefão Ron Miller tentando salvar a bola e esta bate em sua cabeça.
Falando de Tim Burton, apesar de toda essa aparente alegria no jogo o artista passava pela instabilidade criativa do estúdio. Não deu certo animar raposas bonitinhas em "O Cão e a Raposa" e os executivos achavam suas idéias para "O Caldeirão Mágico" muito sombrias e bizarras para o padrão Disney. Burton por várias vezes ficava paralizado sem saber o que fazer em sua mesa de desenho.
Graças a visão aberta do executivo Tom Wilhite, Burton pôde produzir alguns curtas experimentais na Disney. Um deles, produzido pouco depois da época desse jogo de vôlei se chama "Luau". Trata-se de um filme perverso de praia (no estilo Annette Funicello/Frankie Avalon) e dizem ter 40 minutos de duração. Na equipe, Burton contou com a ajuda dos então novatos Mike Gabriel, John Musker, o já falecido Joe Ranft, entre outros. Cópias desse curta são extremamente raras e a Disney nunca o lançou oficialmente.
Voltando ao vídeo do vôlei, é um belo momento histórico. Podemos ver os bosques do "lot", a rua cenográfica usada em diversos filmes e séries do programa "Disneylândia", ali perto era a "rua do Zorro" (demolida apenas na década de 90), e podemos ver uma ponta do antigo estúdio de animação - os animadores foram despejados desse prédio em 1984 com a chegada da admnistração Eisner.
E o que existe hoje no exato local desse campo do jogo? Uma praça dedicada as lendas Disney (onde todo ano acontece o evento "Disney Legends"), e um grande edifício onde funciona a sede administrativa da Disney. O prédio foi inaugurado em 1991 como Team Disney Building. Em 2006 o prédio foi renomeado Michael D. Eisner em homenagem ao presidente que chefiou a corporação entre 1984 e 2005. O design do edifício é de Michael Graves, e é bastante conhecido por ter sete grandes esculturas dos anões de "Branca de Neve e os Sete Anões" servindo de pilares.