As Aventuras de Gui e Estopa (2008)
Não é sempre que a animação brasileira produz algo simples, de boa qualidade e divertido. Baseado nos trabalhos feitos anteriormente para o site Iguinho (do portal iG), a Mariana Caltabiano Criações produziu "As Aventuras de Gui e Estopa" (assista ao trailer), que foi exibido com muito sucesso no 6º Festival Internacional de Cinema Infantil.
Um dos maiores entusiastas da animação foi o amigo Fernando Ventura que elogiou o projeto e foi convidado a conhecer o estúdio. A jornalista Sandra Monte faria a matéria e eu acabei indo de última hora.
Pude conferir o trabalho de perto e fui apresentado aos detalhes técnicos do filme pelo animador Alex Ferreira. Devido ao orçamento e equipe pequena a animação é limitada, mas não se enganem pois tudo foi feito com muito bom gosto. O design, gags e as vozes combinados a animação resultaram num filme que agrada crianças e adultos.
Um detalhe interessante é que "Gui e Estopa" foi produzido pensando em múltiplos suportes. A idéia é que o filme possa ser "quebrado" em episódios menores e ser exibido, quem sabe em 2009, na TV, internet, celular, iPod e via vídeo on demand. O estúdio ainda negocia em qual mídia o projeto será lançado - seria interessante primeiro na TV paga.
Confira a sinopse e alguns detalhes:
As Aventuras de Gui e Estopa é o primeiro filme de animação brasileiro criado para todas as plataformas audiovisuais. Estreou em 2008 no 6º Festival Internacional de Cinema Infantil e em 2009 poderá ser visto na TV, internet, celular, iPod e via vídeo on demand.
O filme conta a história de dois produtores inexperientes que decidem fazer uma série de animação chamada “As Aventuras de Gui e Estopa”. Um dos produtores é estressado e o outro totalmente relaxado. De forma divertida, o público descobre junto com “Stress” e “Relax” como é feito um desenho animado, desde o roteiro até o lançamento nas salas de cinema.
O longa foi patrocinado pela Brasil Telecom e produzido pelo estúdio Mariana Caltabiano Criações. A direção é de Mariana Caltabiano, autora de livros e criadora de programas infantis da TV Globo, SBT e Record.
Eu gostaria de linkar o vídeo com as entrevistas conduzidas pela jornalista Sandra Monte em seu blog, mas me deparei com a informação que ele teve de ser retirado da web - não sei por qual motivo. Segundo o blog, Por solicitação da Mariana Caltabiano Produções, o Papo de Budega retirou o vídeo em que haviam entrevistas e trailer de As Aventuras de Gui e Estopa. Segundo nos foi passado, esta foi uma solicitação do distribuidor. O Papo de Budega pede desculpas unicamente aos seus leitores, entendendo que tal solicitação da retirada só atrapalha o conhecimento do público ante um título nacional que poderia - quem sabe ainda pode - ter futuro.
De qualquer modo, confiram o filme ou os episódios se puderem. É diversão na certa.