Mickey Mouse celebra 80 anos
O Animagic ao longo da semana publicará uma série de especiais dedicados ao camundongo Mickey que exatamente há 80 anos era apresentado nos cinemas com o curta "Steamboat Willie". Pena que a Disney não se dedique mais a celebrar a data com grande pompa. As últimas grandes comemorações ocorreram em 1978 (50 anos) e 1988 (60 anos). Em 1998 apenas os japoneses fizeram grande festa na Disneylândia de Tóquio.
A Globo divulgou um video de uma reportagem sobre os 50 anos do Mickey, exibida em 1978 no programa "Fantástico". Vale a pena conferir. Chama atenção aquele desenho colorido com os personagens alterados que certamente se trata de um desenho falsificado do Mickey - um dos que o próprio Walt Disney teria processado na época.
Da agência EFE: Pode ser que Mickey Mouse não envelheça, mas sua carteira de identidade assegura que hoje ele completa 80 anos de uma vida dedicada a arrancar sorrisos entre as crianças.
Esse pequeno roedor, grande apreciador do calção vermelho, sapatos amarelos e luvas brancas, com um eterno sorriso estampado no rosto é o grande personagem da Disney. Apareceu pela primeira vez nos cinemas em Nova York, onde foi exibido o curta-metragem "Steamboat Willie", em 18 de novembro de 1928.
No filme, Mickey aparecia a bordo de um barco a vapor comandado pelo malvado capitão Pete Pata de Palo, que o obrigava a descascar batatas enquanto descobria o gosto do rato pela música. Essa foi a primeira história da qual Mickey fez parte, ainda que não seja o registro oficial de sua estréia.
Na época, ele era caracterizado com olhos representados por dois pontos negros, suas orelhas eram longas, e não redondas, e sua pele era branca ao invés de rosa, cor que foi adquirir em 1935.
O rato mais famoso do mundo, que originalmente era dublado pelo próprio Walt Disney, é um ícone da cultura norte-americana e representa a imagem de uma das maiores potências do cinema mundial. O personagem já apareceu em dezenas de filmes, como "Fantasia", de 1940, além de curtas-metragens e especiais para a televisão. Em muitos desses trabalhos Mickey aparece acompanhado de sua mulher, Minnie, e sua turma de amigos, formada por Pateta, Pato Donald e seu mascote, Pluto.
Nascido casualmente
A criação de Mickey foi fruto de uma casualidade, já que o primeiro personagem da Disney deveria ser o coelho Oswald que, por questões legais, acabou se transformando em um rato. Com um esboço de Oswald em mente, Walt Disney, junto com o animador Ub Iwerks, desenvolveu a idéia que deu forma ao roedor. E foi Iwerks quem batizou o personagem.
Batizado inicialmente como Mortimer, foi idéia da esposa de Walt Disney, Lilly, trocar o nome para algo mais familiar, como Mickey, nome que iria imortalizá-lo. Em 1932, a Academia de Hollywood premiou a Disney com um Oscar pela criação do personagem.
Durante os anos, Mickey se transformou no primeiro personagem animado a ganhar uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, em comemoração aos seus 50 anos.
O personagem continua bastante ativo na televisão, onde apareceu dublado por Jim MacDonald (entre 1947 e 1977) e por Wayne Allwine (desde 1977 até hoje). Curiosamente, Allwine é casado com Russi Taylor, que faz a atual voz de Minnie Mouse.
Mickey continua aparecendo na televisão na série "A Casa do Mickey Mouse", exibida pelo canal pago Disney Channel.