As boas e más adaptações de desenhos animados
Assisti duas vezes a "Speed Racer" na HBO, e me veio a mente que já era hora de escrever sobre as adaptações de desenhos animados. Se já é difícil transformar um desenho de 7 minutos em um de 90, é mais complicado ainda adaptar o desenho para um filme live-action (de ação real). Há problemas sérios nesse tipo de adaptação pois, em geral, os produtores gostam do desenho que o originou, mas não tratam o material com o devido respeito e cuidado.
O filme não pode parecer infantil demais (até porque, novamente em geral, muitos desenhos não foram feitos para crianças), não pode ser dramático demais, e nem bobo demais. O ideal mesmo é não tentar reinventar a roda.
Se uma adaptação precisa ser feita (sempre há tempo para voltar atrás... que me ouçam os responsáveis por "Os Jetsons"), o ideal é tentar encontrar a alma do desenho animado. Elencando notas de uma forma muito pessoal, comento em artigo especial, algumas adaptações dos últimos anos.
Animagic no Twitter
Lembrando que você pode me seguir e acompanhar algumas novidades do Animagic via twitter: http://twitter.com/celbipegoraro