Venezuela irá multar canais pagos que exibem "Uma Família da Pesada"
Autoridades venezuelanas planejam multar as companhias de TV a cabo que se recusam a tirar do ar a série de animação "Uma Família da Pesada".
O ministro da Justiça, Tareck El Aissami, afirma que o programa deve ter sua transmissão encerrada porque incentiva o uso de maconha.
Ele diz que se sentiu ofendido por um episódio recente que mostra os personagens da série dando início a uma campanha pela legalização da droga.
Nesta quinta, El Aissami afirmou que as emissoras a cabo que transmitirem "Uma Família da Pesada" serão multadas pela empresa reguladora de telecomunicações do país caso se recusem a pararem de exibir o programa.
O governo do presidente Hugo Chávez se prepara para anunciar uma nova regulamentação para os canais a cabo no país. Entre outras regras, as emissoras pagas podem ser obrigadas a transmitir os discursos de Chávez. (Associated Press)
Animagic offline
Peço desculpas aos leitores do Animagic pelo período offline. Por problemas com o provedor fiquei impossibilitado de atualizar desde a última terça 22/09. Lembre-se que é possível seguir notícias de última hora no http://twitter.com/celbipegoraro
Animados Brasileiros 2009 acontece em SP
A primeira edição do evento Animados Brasileiros apresenta, com entrada franca, um panorama da produção do gênero no Brasil em cinco salas da capital paulista. No próximo dia 6 de outubro, o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), as Bibliotecas Públicas Roberto Santos e Viriato Corrêa e o Cine Olido apresentam uma programação com a animação brasileira.
Em sua primeira edição, a mostra é dedicada à difusão das produções nacionais e seu diálogo com o que é realizado mundialmente. Cassiopéia é um dos mais representativos longas-metragens do gênero. Produzido no Brasil, o título será exibido na abertura da mostra, dia 6 às 15h. Também será no Cine Olido a estréia de Mamilos em Chamas, de Gurcius Gewdner, dia 9, às 19h30.
No Centro Cultural São Paulo, serão lembrados produtores e diretores pioneiros como Luiz Seel e Yppe Nakashima. Um documentário narrando a trajetória pessoal e profissional de Nakashima será exibido dia 7, às 20h. Piconzé, dirigido pelo ilustrador e animador em 1972, será apresentado logo em seguida.
Dia 8, a partir das 20h15, será lembrada a obra de um dos mais populares ícones da animação brasileira: Mauricio do Sousa. O diretor de animação da Mauricio de Sousa Produções, José Marcio Nicolosi, participa de um bate-papo seguido da exibição do filme Cine gibi – o filme com a turma da Mônica.
A programação do CCJ Ruth Cardoso traz uma mesa-redonda com produtores contemporâneos, criadores da megaliga de VJs paladinos, que foi ao ar na MTV, em 2005. O programa trazia os apresentadores da emissora na pele de desenhos animados, geralmente dotados de superpoderes. A conversa com os criadores acontece dia 8, às 20h.
Uma seleção de curtas-metragens de estudantes brasileiros de animação das faculdades ECA-USP; FAAP e UFSCAR – Imagem e Som, além de desenhos animados da turma da Mônica, TV Pingüim (criada em 1989 e que desenvolve conteúdo para emissoras de todo o país, além do Cartoon Network) estão entre as atrações das bibliotecas públicas. (Sandra Monte)