"Up" ganha Oscar de Melhor Animação e Trilha
Mais uma festa do Oscar (versão 2010) e muita discussão sobre os premiados. Não, não vou falar agora de "Avatar" de James Cameron, que perdeu o maior prêmio para "Guerra ao Terror". De "Avatar" tratarei especificamente em um artigo. Mas quem me acompanhou via twitter conferiu minha opinião sobre as diversas categorias.
Indo ao que interessa, a animação da Pixar "Up - Altas Aventuras" ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação (direção de Pete Docter) e de melhor trilha para Michael Giacchino. Vale destacar o divertido clipe onde os personagens de cada filme faziam uma breve introdução sobre suas produções.
"A Princesa e o Sapo" não levou nada na categoria de Melhor Canção, como já era esperado. O Oscar também lembrou de Roy E. Disney na homenagem aos falecidos.
Polêmica mesmo ficou na categoria de Melhor Curta de Animação. Ganhou "Logorama", curta que brinca com logotipos (dizem que o produtor não teria pedido autorização para usá-los... xiii), superando concorrentes fortes como o novo curta de Wallace e Gromit. Os demais curtas são muito bons, ainda que seja um choque a ausência do belo curta The Cat Piano (já comentado antes no Animagic). A impressão que dá é que "Logorama" ganhou mais por apelo visual do que qualquer coisa.
O Oscar de Melhores Efeitos Visuais foi para "Avatar".
Para quem ainda não viu, a lista e vídeos dos 5 curtas de animação que concorreram ao Oscar 2010:
* French Roast
* Granny O´Grimm´s Sleeping Beauty
* A Matter of Loaf and Death (trailer)
* Logorama (o vencedor)