Trailer de "Winnie the Pooh"
A Disney começa a divulgar o trailer do filme "Winnie the Pooh", aposta do estúdio para a temporada de verão norte-americana de 2011.
A primeira impressão é positiva pelo fato de ser animação tradicional e pelo potencial comercial da produção que pode dar um sopro de esperança na técnica. Mas não será fácil. O urso irá enfrentar a parte 2 do último filme do Harry Potter. Vai precisar de muita mágica para superá-lo.
Do ponto de vista estético, o trailer de "Winnie the Pooh" desaponta. Até por conta das cores digitais, o filme se aproxima mais dos últimos 3 filmes produzidos de forma terceirizada (Tigrão o Filme, Leitão e Efalante) do que aos três curtas clássicos que foram montados para criar o longa "The Many Adventures of Winnie the Pooh". Há mudanças sutis no design, com maior destaque para os traços do garoto Cristóvão (Christopher Robin), cujas roupas estão mais para um garoto britânico do que para um americano.
Glen Keane fala sobre "Enrolados"
Até então um pouco sumido na divulgação da animação, o animador Glen Keane concedeu uma entrevista (bastante política, é preciso acrescentar) em que elogia e explica os desafios de produção da nova animação. Segue um trecho em que ele fala do cutucão dado pelo veterano animador Ollie Johnston, já falecido, quando viu um dos testes de Rapunzel.
Glen Keane: Well, I don't know if I ever told you this story or not, but at some point I had done a little Rapunzel test, and I had Ollie come in and I showed it to him. He was in his nineties. I was very conscious of how hard we worked to get it to this point. And I pointed out to Ollie, "Look, she's got freckles and her hair and look at the reflection on her clothes!" And Ollie said, "Oh, Glen, what I was wondering is: What is she thinking?" It was like this slap that I never forgot, so when I was drawing over people´s work, I really tried to get into the head of the thinking of the character, and those little subtle things… people think, their head tilts, their shoulders move, observations from real life, things I keep in my sketchbook.
Those are the things that I would draw over their work and then the animators would have that at their desks waiting for them so they could apply that to their animation. And John and Clay, because they were so sensitive to what we were trying to do, would follow-up on all of this. I think that was the key thing: the follow-up, which was a huge improvement. At the beginning it took way too long that to happen -- so long that we were not going to finish the movie. I think in May we animated 40% of the movie and it needed to be done by July.
Para quem prefere ver mais cenas da animação, aqui tem um video legal com uma cena da vilã Mother Gothel e outro com a taverna Snuggly Duckling. Para os fãs de livros de arte, este blog traz diversas fotos e um vídeo sobre "The Art of Tangled", de autoria de Jeff Kurtti.