Buscar

Colunas

Matérias Anteriores
Glen Keane fala em entrevista sobre desafios da animação em CGI

Glen Keane fala em entrevista sobre desafios da animação em CGI

Esta entrevista é imperdível. Sério! Se você curte animação e consegue ler em inglês ou compreende francês, leia e guarde nos seus "Favoritos".

O mestre da animação Glen Keane, veterano da Disney há 35 anos, que foi produtor executivo e diretor (da versão anterior de "Enrolados"), discute os desafios da animação em CGI e como foi adaptar o conto de fadas Rapunzel e se adaptar aos novos métodos. A entrevista foi concedida ao site francês Cloneweb. Keane estava na França para uma exposição de trabalhos dele (veja alguns itens da galeria Arludik).

Glen Keane, que fala francês fluentemente, também fala sobre as diferenças entre os métodos Disney e Pixar. Na Disney há uma tradição de supervisores de animação, onde um determinado artista é responsável pelo visual final e animação principal de um personagem que servirá de guia para os demais animadores da equipe. Já na Pixar, apesar dos supervisores, o sistema de produção permite que todos os animadores possam animar diversos personagens baseado pelo sistema de escalação de cenas.

Keane confirma que "Enrolados" (ou Rapunzel) era para seguir a cartilha disneyana, mas foi convencido a tentar o método da Pixar. O veterano, no entanto, comenta que gostaria de ver uma produção em CGI com supervisores de animação responsáveis por todas as fases do desenvolvimento de um personagem.

A melhor parte da entrevista está no final, quando Glen Keane é perguntado se John Lasseter é o "novo" Walt Disney. "Ele é realmente John Lasseter. Ele não é Walt Disney e é melhor deste modo, porque apenas existiu um Walt Disney e um John Lasseter, mas conheço John Lasseter desde que ele tinha dezoito anos, há muito tempo. John criou um estúdio (Pixar) que representa o seu espírito. E Walt Disney criou.... existem diferenças entre a Pixar e a Disney. Se você pudesse reduzir a Pixar a uma só frase seria "Não seria legal se...." como uma criança olhando para o seu brinquedo.. e se ele pudesse falar? Todos os filmes (da Pixar) são assim", comenta Glen Keane.

Sobre a Disney, Keane continua "se você reduzir a Disney (a frase) seria "Era uma vez...." Há uma grande diferença - Era uma vez.... É fazer acreditar... É a atmosfera que respiramos nos dois estúdios e John (Lasseter) é o presidente de ambos, mas nos primeiros anos foi uma constante luta para ele aceitar que a Disney não é a Pixar. Os estúdios são completamente diferentes. Agora ele começou a respeitar as diferenças entre as os dois. É importante perceber que Disney é Disney e Pixar é Pixar. E John é John e Walt e Walt".

O animador também discute os desafios da animação computadorizada em "Enrolados". Ele precisou de paciência e compreensão para entender todo o processo. Muitas vezes criticava os resultados e os animadores respondiam com "você não imagina como a cena estava antes desta versão".

Muito mais sobre técnicas de animação na entrevista com o Glen Keane.

Animagic voltando das férias

Como os fiéis leitores devem ter percebido, o Animagic voltou após um mês de férias. Há muitas notas referentes a notícias dos últimos dias e semanas - basta rolar e ir lendo as novidades. Em 2011, o Animagic comemora 10 anos (em fevereiro) e espero ter grandes novidades em breve. Enquanto isso, as notícias e análises continuam por aqui. É possível também seguir o editor e acompanhar os comentários do Globo de Ouro no twitter.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.