Sapos de "A Família do Futuro" dão lição de moral nos cinemas
Essa é boa. O clipe de animação com os sapos músicos do filme "A Família do Futuro" (que estréia dia 6 de abril) está se tornando popular nos cinemas brasileiros. O trailer-musical usa o humor para dar avisos aos chatos dos cinemas. É o que mostra uma matéria do portal Estadão escrita por Adriana Del Ré. Publico trecho da matéria abaixo:
[...] A Disney teve uma ótima sacada ao criar um "institucional" simpático, protagonizado por uma banda de sapinhos, a Frankie e as Rãs, e veiculado nas telonas brasileiras desde o fim de 2006.
É que, além de chamar atenção para o bom comportamento dentro do cinema, o trailer funciona como mais um canal de divulgação para o longa de animação da Disney A Família do Futuro (Meet the Robinsons), que deve estrear no Brasil no dia 6 e que conta com os tais sapinhos no elenco. Diretor-geral da Columbia Tristar Buena Vista (a Buena Vista Internacional é distribuidora da Disney no Brasil), Rodrigo Saturnino confirma que essa idéia nasceu justamente para reforçar a exposição do filme, aliado a outras estratégias de marketing. "Não é o primeiro caso, fizemos isso em Irmão Urso", comenta ele.
Assim como ocorreu com os dois alces conscientes no trailer educativo de Irmão Urso, na animação curtinha de A Família do Futuro (tem menos de dois minutos), o sapo cantor solta o verbo numa versão bem-humorada de I Heard it through the Grapevine, famosa na interpretação de Marvin Gaye. Ele não quer saber de gente chutando sua cadeira no cinema, nem de aturar o barulho de pipoca sendo devorada. "Seu celular começa a tocar quando o filme começa/ Você fala alto durante a melhor parte(...)/ Esta não é sua sala de estar", mandando recado, a quem a carapuça servir, para que os celulares sejam desligados e os comentários, deixados para depois que o filme terminar.
A campanha tem circulado por muitos países, legendada em vários outros idiomas, como espanhol, holandês, sueco, ucraniano e até dialeto napolitano. A dublagem não funcionaria, segundo o diretor da Columbia, porque precisaria haver preocupação com a rima e a sincronia.
Os sapinhos nem são os protagonistas de A Família do Futuro - que conta a história de um brilhante garoto inventor, responsável por uma máquina do tempo -, mas já fazem sucesso entre os cinéfilos. "A gente não tem o feedback para saber se o público está entendendo a mensagem, mas ela é feita de uma maneira agradável. É mais interessante, engraçado, o público reage mesmo", acredita Saturnino.
De acordo com a rede Cinemark, uma das exibidores do trailer, o curta de animação está sendo muito comentado: os gerentes têm recebido elogios e, por seu site, internautas manifestam aprovação. Os sapinhos são veiculados em 50% das salas da rede, e a outra metade exibe o trailer institucional convencional. A Cinemark afirma não poder medir quanto o público é sensibilizado pelos apelos desses personagens, mas espera que, pelo sucesso do trailer, as pessoas sigam as recomendações.
[...]