Disney continua investindo em tecnologia
No último dia 17, o UOL traduziu um artigo interessante sobre o crescente investimento em tecnologia por parte da Disney, especialmente na internet - começando com a interatividade do site oficial. Confira abaixo um trecho do artigo que pode ser lido integralmente no aqui (Uol) ou aqui (Fórum AnimationS).
Nos últimos meses, a Disney transformou o seu principal website, que de uma ultrapassada confusão de informações tornou-se uma nova espécie de rede multimídia, com canais constantemente atualizados, contando com vídeos semelhantes a programas de televisão, jogos, informações sobre os concertos Disney (como os altamente populares 'High School Musical' e 'Hannah Montana') e áreas de rede social.
Na semana passada, a AdWeek Media nomeou o Disney.com o quinto site mais interessante da Web, atrás apenas do Facebook, do MySpace, do YouTube e do TMZ.com. Ao mesmo tempo o Nielsen/NetRatings anunciou que o site atraiu um recorde de 23 milhões de visitantes em agosto último, o que representa um aumento de 24% em relação a agosto do ano passado.
O videogame online para múltiplos jogadores Toontown.com, da Disney, atraiu seis milhões de jogadores que pagam cerca de US$ 10 por mês para combaterem juntos os malignos "Cogs" que tentam corromper o mundo do carnaval virtual. No Disneyfairies.com, visitantes criaram quase três milhões de fadas, asas personalizadas, fantasias e acessórios virtuais a fim de expressarem a sua "Fada Sininho interior".
E nos próximos meses a Disney pretende lançar um dos seus mais ambiciosos projetos na Internet até o momento.
O "Pirates of the Caribbean Online" é também um videogame multiplayer maciço no qual os usuários são capazes de formar equipes virtuais com os outros jogadores, navegar juntos em embarcações virtuais e procurar tesouros. Assim como no Toontown.com, a participação limitada será gratuita. Para a obtenção dos privilégios ilimitados será necessário o pagamento de uma mensalidade, provavelmente de US$ 10.
Em processo de desenvolvimento já há anos, o lançamento do site "Pirates Online" foi repetidamente adiado enquanto os programadores da Disney Web procuravam fazer com que cada tapa-olho, cada detalhe das lutas com espadas e cada navio estivesse pronto para o lançamento.
Porém, antes mesmo de o "Pirates Online" ser lançado, a Disney está trabalhando em outros enormes jogos multiplayer, incluindo um no qual os avatares criados no Disneyfairies.com são capazes de jogar juntos em prados virtuais e florestas online -também mediante o pagamento de mensalidade.
A Disney não está construindo, está comprando. No mês passado a companhia pagou US$ 350 milhões pelo Club Penguin, um dos mais populares sites de redes e jogos em rede para pré-adolescentes.
A empresa também está ampliando a sua atuação para além do universo dos computadores, adquirindo um website de acesso sem fio que em breve permitirá às crianças conectarem-se ao Disney.com e a alguns dos seus mundos virtuais usando os seus telefones celulares ou aparelhos portáteis de videogames prontos para a Internet.
"O que vemos, e o que todos os outros também vêem, é que a Internet está se tornando cada vez mais o primeiro local para onde as crianças se dirigem em busca de entretenimento", afirma Steve Wadsworth, presidente do Walt Disney Internet Group.