Disney decide reabrir tour do castelo na Disneylândia
Quem nunca esteve na Disneylândia (na Califórnia) pode não saber mas existiu um pequeno tour por dioramas e bonecos inspirados no clássico "A Bela Adormecida". O castelo foi inaugurado com o parque em 17 de julho de 1955, mas era praticamente tratado como um cenário com nada para ver dentro. O tour pelas escadarias e salas do castelo foi inaugurado em 1957 e fechado em 2001. Em parte devido ao temor de ataque terrorista pós 11 de setembro, e também por reclamações dos deficientes (especialmente os cadeirantes) que não podiam transitar no espaço.
O icônico Castelo da Bela Adormecida teve duas versões do tour. A primeira aberta em 1957 era praticamente uma prévia da animação que só estrearia nos cinemas em 1959. Os responsáveis foram Eyvind Earle e Ken Anderson. Com o filme ainda em produção, a maior curiosidade é que muitas cenas do filme no tour estavam em ordem diferente. A cena da Aurora tocando o fuso da roca aparecia logo no início. Já na década de 1970, com o público achando o estilo dos dioramas um tanto datatos, uma nova versão com bonecos novos ficou aberta entre 1978 e 2001. Esse novo tour ficou conhecido como versão "Barbie" por conta dos novos bonecos que representavam os personagens.
A grande novidade é que para coincidir com o lançamento do DVD Platinum e Blu-ray de "A Bela Adormecida em 7 de outubro, a Disneylândia reabrirá o tour, totalmente reformado com supervisão de Tony Baxter (na foto) - um dos mestres da Disney Imagineering. O novo tour será inspirado na versão clássica da década de 1950, mas com a adição de cenas não presentes naquela época (até porque o filme nem estava pronto). Os cadeirantes terão a chance de ver um tour virtual montado em uma sala especial. Para quem se interessar em ver as fotos, maquetes e entrevistas sobre o projeto vale a pena conferir aqui (cobertura do site LaughingPlace).
Requentando "A Princesa e o Sapo"
O jornal britânico The Independent publicou um artigo requentando informações sobre as mudanças do projeto "A Princesa e o Sapo" como se fossem coisas atuais. Vale lembrar que a Disney já fez essas modificações nos personagens há muito tempo (especialmente o nome da princesa - de Maddy para Tiana).
Um dia com John Lasseter e os bastidores de "Bolt"
O site Aint-It-Cool-News publicou a primeira parte de uma série de artigos sobre a produção da animação "Bolt", que a Disney lança em dezembro nos EUA. O autor descreve a experiência de percorrer o estúdio e acompanhar um pouco da rotina de John Lasseter, e descobrir o que ele tem feito para melhorar a atmosfera local. Várias cenas de "Bolt" são detalhas então vale a cautela para quem não curte spoilers (por isso mesmo não vou traduzir trechos). Confira aqui!
E o site Rotten Tomatoes publicou fotos do tour pelo estúdio da Pixar. 18 belas imagens! Veja aqui!