"Waltz with Bashir" ganha Globo de Ouro de melhor filme de língua estrangeira
Numa cerimônia repleta de surpresas e barbadas até que o mundo da animação saiu ganhando. Ontem (11) aconteceu a 66ª cerimônia dos Globos de Ouro, premiação oferecida pela imprensa estrangeira de Hollywood.
Na categoria Melhor Filme de Animação não houve qualquer surpresa. "Wall-E" (Disney/Pixar) ganhou desbancando "Kung Fu Panda" (DreamWorks) e "Bolt: Supercão" (Disney).
Foi na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira que tivemos uma novidade. Uma animação israelense levou o prêmio. "Waltz with Bashir", documentário em animação dirigido por Ari Folman ganhou de concorrentes fortes como “The Baader Meinhof complex” (Alemanha), “Everlasting moments” (Suécia/Dinamarca), “Gomorra” (Itália) e “I’ve loved you so long” (França).
"Bashir" é uma animação com tom autobiográfico. Dirigido pelo israelense Ari Folman, o filme, com tom crítico à política local, mostra como ele se integrou ao Exército israelense na luta contra o Líbano, no começo dos anos 1980.
Com belas imagens e uma linguagem ousada, a produção arrancou vários elogios da crítica mundial no festival francês, mas não comoveu o júri, que não lhe concedeu nenhum prêmio. (com informações da Folha de S. Paulo).
Na categoria de Melhor Canção (sempre uma forte categoria para animações) o vencedor foi um live-action: “The wrestler” de Bruce Springsteen para o filme “The wrestler”. Os concorrentes de filmes de animação eram: “Down to earth” de Peter Gabriel para “Wall-E” e “I thought I lost you” de Myley Cyrus para “Bolt: Supercão”.