Buscar

Colunas

Matérias Anteriores
"Valsa com Bashir" estréia em abril

"Valsa com Bashir" estréia em abril

O documentário animado israelense "Valsa com Bashir" (vídeo), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, será lançado nos cinemas em 3 de abril pela Sony.

Sinopse: Em uma noite num bar, um velho amigo conta ao diretor Ari sobre um sonho que tem repetidamente no qual ele é perseguido por 26 cães ferozes. Toda noite o mesmo número de feras. Os dois homens concluem que existe uma ligação entre o sonho e sua missão no exército de Israel na primeira Guerra no Líbano no início dos anos oitenta. Ari se surpreende por não conseguir lembrar de mais nada sobre aquele período de sua vida.

Intrigado por esse mistério, ele decide encontrar e entrevistar seus velhos amigos e companheiros espalhados pelo mundo. Ele precisa descobrir a verdade sobre aquela época e sobre si mesmo. Conforme Ari vai se aprofundando mais e mais nesse mistério, sua memória começa a assombrá-lo com imagens surreais...

O Diretor - Ari Folman

Na metade dos anos 80, depois de completar seu serviço militar, Ari Folman se aventurou na viagem dos seus sonhos ao redor do mundo com uma mochila nas costas. Depois de apenas duas semanas e dois países viajados, Ari percebeu que viajar não era para ele, então ele se acomodou em uma pequena hospedaria no sudeste da Ásia e escreveu cartas para seus amigos em sua terra natal, cartas nas quais ele inventava a viagem perfeita. Depois de ficar um ano inteiro no mesmo lugar, escrevendo o resultado de sua fantástica imaginação, ele se convenceu a voltar para casa e estudar cinema.

Seu filme de formatura, COMFORTABLY NUMB (1991) mostrava os amigos mais íntimos de Ari buscando abrigo, à beira de ataques de ansiedade, durante a primeira Guerra do Golfo enquanto mísseis iraquianos caiam por toda parte em Tel Aviv. O resultado foi cômico e absurdo e o filme ganhou o Israeli Academy Award de melhor Documentário.
Entre 1991 e 1996, Ari dirigiu programas documentários para a televisão, principalmente nos territórios ocupados. Em 1996 ele escreveu e dirigiu SAINT CLARA, um filme baseado no livro do autor tcheco Pavel Kohout.

O filme ganhou sete Israeli Academy Awards, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme. SAINT CLARA abriu o Panorama do Berlin Film Festival e ganhou o People's Choice Award. O filme foi exibido nos Estados Unidos e na Europa e recebeu aclamação da crítica. Ari continuou a dirigir com sucesso séries de documentários e parou por um tempo para fazer seu segundo filme em 2001. MADE IN ISRAEL é uma fantasia futurista que foca a perseguição do único nazista que resta no mundo.

Ari escreveu para várias series de sucesso da televisão israelense, incluindo a premiada IN TREATMENT ("Be Tipul"), a qual serviu como base para a nova série da HBO de mesmo nome.

Ari fez sua incursão inicial na animação com sua série THE MATERIAL THAT LOVE IS MADE OF - cada episódio começa com cinco minutos de documentário de animação na qual mostra cientistas apresentando suas teorias sobre a evolução do amor. Essa experiência de sucesso em documentários de animação levou Ari a desenvolver o formato único de WALTZ WITH BASHIR.

Baseado em uma história verdadeira, o filme é uma busca pelas lembranças do diretor pelas partes que faltam de seus dias na Guerra do Líbano nos anos 80. Até onde Ari sabe, foi natural transformar essa busca em uma animação repleta de imaginação e fantasia.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.