Hayao Miyazaki e "Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar"
Confira os dados de produção de "Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar" (trailer), de Hayao Miyazaki.
Sinopse
Uma cidadezinha à beira-mar.
Sosuke, um menino de cinco anos de idade, mora em um penhasco com vista para o Mar Interior. Em uma manhã, enquanto brincava lá embaixo na praia, ele descobre uma fêmea de peixinho dourado chamada Ponyo com a cabeça presa em um pote de geléia. Sosuke resgata a peixinha e a mantém em um balde de plástico verde. Ponyo fica fascinada por Sosuke, que também sente o mesmo.
O menino diz para ela: “Não se preocupe, vou cuidar de você e te proteger”. Mas Fujimoto, o pai de Ponyo, que um dia foi humano e hoje é um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o retorno da filha para as profundezas do oceano ao seu lado.
“Eu quero ser humana!” afirma Ponyo ao fugir, determinada a se transformar em uma menina e voltar a ficar com Sosuke. Mas, antes de escapar, ela esvazia no oceano a Água da Vida, a loja de poções mágicas de Fujimoto.
A água do mar sobe. As irmãs de Ponyo viram enormes ondas em formato de peixe que atingem a altura da casa de Sosuke no penhasco. O caos do oceano toma conta da cidadezinha de Sosuke, que afunda sob as águas.
Uma menina e um menino. Amor e responsabilidade. O mar e a própria vida. Em uma era de ansiedade e incerteza, Ponyo –– Uma Amizade que Veio do Mar é a história de uma mãe e seu filho pelo olhar franco de Hayao Miyazaki.
UMA CIDADEZINHA À BEIRA-MAR.
Essa é a história de Ponyo, uma peixinha do mar que luta para realizar seu sonho de viver com um garoto chamado Sosuke, e de como um menino de cinco anos mantém uma promessa solene. Ponyo –– Uma Amizade que Veio do Mar transfere A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, para o Japão dos dias de hoje. É um conto de aventura e amor entre crianças.
Uma cidadezinha à beira-mar e uma casa no topo de um penhasco. Um pequeno elenco de personagens. O oceano como uma presença viva. Um mundo onde a magia e alquimia são comuns. O fundo do mar, como o nosso subconsciente, se mistura à superfície onde batem as ondas. Ao distorcer o espaço e contorcer as formas, o mar não é animado como um cenário da história, mas sim como um de seus personagens principais.
Um menino, uma menina, amor e responsabilidade, o oceano e a vida –– tudo isso e seus elementos mais básicos são mostrados da maneira mais simples em Ponyo –– Uma Amizade que Veio do Mar. Essa é a minha resposta aos problemas e incertezas de nosso tempo.
HAYAO MIYAZAKI
HISTÓRIA ORIGINAL/ROTEIRO/DIRETOR
Hayao Miyazaki nasceu em 1941, em Tóquio. Depois de se formar pela Universidade de Gakushuin em 1964 em Ciências Políticas e Economia, entrou para a Companhia de Animação Toei. Assim como no caso de seu mentor Isao Takahata, essa escolha pareceu estranha diante de seu currículo acadêmico. Na época de estudante universitário, Miyazaki se tornou muito interessado em literatura infantil e leu vários livros do gênero de todas as partes do mundo. Ele também é um desenhista fantástico.
Como animador, Miyazaki se envolveu na criação de muitos seriados de TV e filmes para cinema, geralmente colaborando com Takahata. Ele dirigiu o seriado THE FUTURE BOY CONAN em 1978 e longas-metragens como O CASTELO DE CAGLIOSTRO em 1979. No começo da década de 80, Miyazaki passou um tempo em Los Angeles estudando com os famosos “Nove Velhos” dos estúdios de Walt Disney. Um de seus amigos e colegas daquela época era John Lasseter, presidente da Pixar Animation Studios e diretor de TOY STORY, VIDA DE INSETO e TOY STORY 2. Durante este período, Miyazaki também escreveu e ilustrou a graphic novel NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO, um épico elogiado pela crítica.
Miyazaki foi um dos co-fundadores do Studio Ghibli em 1985 com Takahata e dirigiu oito filmes desde então. Sua obra A VIAGEM DE CHIHIRO quebrou todos os recordes de bilheteria do Japão e ganhou uma longa lista de prêmios, incluindo o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2002 e o Oscar por Melhor Longa-Metragem de Animação em 2003. Miyazaki é conhecido como um realizador de filmes voltados para crianças. Seu filme O CASTELO ANIMADO, baseado no livro homônimo da autora britânica Diana Wynne Jones, levou o prêmio Osella no Festival de Veneza de 2004. Miyazaki recebeu um Leão de Ouro pelo conjunto da obra no Festival de Veneza de 2005. Sua obra mais recente, Ponyo –– Uma Amizade que Veio do Mar, estreou no Japão em julho de 2008.
Ele também publicou vários livros reunindo seus poemas, ensaios e desenhos, e foi o autor de muitos projetos elogiados de prédios especiais, incluindo o Museu Ghibli, no parque Inokashira em Mitaka, Tóquio.
JOE HISAISHI
MÚSICA
Nascido em 1950, em Nagano. Durante a época em que estudou no Colégio de Música Kunitachi, Joe Hisaishi se interessou em música minimalista. Ao começar sua carreira como compositor, ele criou, interpretou e produziu musica contemporânea para vários concertos. Em 1982, lançou seu primeiro álbum como artista solo, INFORMATION. Desde então, ele lançou vários álbuns-solo e estabeleceu um estilo que rompe com os gêneros musicais tradicionais. Seu álbum mais recente, ASIAN X.T.C., foi lançado em outubro de 2006.
Depois de lançar NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO (1984), ele compôs mais de cinquenta trilhas sonoras para filmes japoneses e estrangeiros, incluindo MEU VIZINHO TOTORO (1988) e PRINCESA MONONOKE (1997), de Hayao Miyazaki, HANA-BI - FOGOS DE ARTIFÍCIO (1998) e outros filmes de Takeshi Kitano.
Ele ganhou vários prêmios incluindo cinco pela Academia de Cinema do Japão, um pela trilha sonora de O CASTELO ANIMADO (2004) pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA), e outro da Academia de Cinema de Hong Kong pelo filme chinês THE POST-MODERN LIFE OF MY AUNT (2006).
Nos últimos anos, ele tem feito muitas turnês, se apresentando em vários estilos como piano solo, grupo e orquestra. Seu concerto mais recente, “Joe Hisaishi Concerto em Budokan – 25 anos de colaboração com Hayao Miyazaki”, aconteceu em agosto de 2008.
FUJIOKA FUJIMAKI
MÚSICOS
Conhecidos como a dupla musical Marichans nos anos 70, Takaaki Fujioka e Naoya Fujimaki se reuniram em novembro de 2005 para formar um “grupo de coroas para entretenimento”. Cantando as agruras dos assalariados de meia-idade do Japão, a maioria de seus fãs nasceu depois da II Guerra Mundial. Eles lançaram dois álbuns, FUJIOKA
FUJIMAKI I (2006 Sony Music Entertainment) e FUJIOKA FUJIMAKI II (2007 Sony Music Entertainment), e três CDs compactos. O single mais recente, “A Small Flame That Ignited an Old Man’s Heart” (2007 Zetima), é uma colaboração com Mai Sato do grupo feminino japonês Country Musume.
NOZOMI OHASHI
MÚSICA
Nascido em 9 de maio de 2005, Nozomi Ohashi é integrante da Central Children’s Theatrical Company. Ela recebeu o papel da pequena Shuli Ueno no quarto episódio de TSUBASA NO ORETA TENSHI TACHI (Fallen Angels/Anjos Caídos) e da pequena Manami Konishi YO NIMO KIMYONA MONOGATARI 2005 HARU NO TOKUBETSU HEN (Bizarre Stories 2005 Spring Special/Histórias Bizarras 2005 Especial de Primavera). Ela também viveu a jovem Aoi Miyazaki no filme INU NO EIGA (A Dog’s Life) de 2004. Nozomi faz sua estreia como cantora em Ponyo –– Uma Amizade que Veio do Mar.
MÃE E FILHO
No último outono, Hayao Miyazaki, que faria 67 anos no ano seguinte, disse para mim: “Cheguei a uma idade onde conto nos dedos os anos que me restam… E aí, provavelmente, vou reencontrar minha mãe. O que devo dizer para ela quando essa hora chegar?”
Foi isso que Miya-san estava pensando o tempo todo ao realizar Ponyo –– Uma Amizade que Veio do Mar.
Ele colocou uma cena de reencontro em seu filme, mas isso não quer dizer que o “reencontro” que Miya-san mencionou esteja diretamente representado na história ou que Miya-san apareça no filme como ele próprio. Através do pequeno Sosuke, de cinco anos de idade, ele encontra uma certa senhora. Não vou dizer o que os dois falam um para o outro. Peço que assistam ao filme e curtam...
Não importa a idade que a pessoa alcance; para uma criança, a existência da mãe é vasta e profunda.
Toshio Suzuki (Produtor, Studio Ghibli)
Elenco
Lisa - Tomoko Yamaguchi (Tina Fey)
Koichi - Kazushige Nagashima (Matt Damon)
Fujimoto - George Tokoro (Liam Neeson)
Ponyo - Yuria Nara (Noah Cyrus)
Sosuke - Hiroki Doi (Frankie Jonas)
Jovem mãe - Rumi Hiiragi
Toki - Kazuko Yoshiyuki (Lily Tomlin)
Yoshie - Tomoko Naraoka (Cloris Leachman)
Equipe de produção
História original, roteiro e direção de Hayao Miyazaki
Produtor Toshio Suzuki
Produtor Executivo Koji Hoshino
Música Joe Hisaishi
Supervisor de Animação Katsuya Kondo
Diretor de Arte Noboru Yoshida
Cores Michiyo Yasuda
Imagens digitais Atsushi Okui
Editor Takeshi Seyama
Mixagem Shuji Inoue
Efeitos Sonoros Koji Kasamatsu
Gravação Eriko Kimura
Produtores Associados Seiji Okuda, Ryoichi Fukuyama, Naoya Fujimaki
Patrocinador Asahi Soft Drinks
Apoio especial de mídia Lawson, The Yomiuri Shimbun
Uma apresentação de Studio Ghibli, Nippon Television, Network, Dentsu, Hakuhodo DYMP, Walt Disney Studios Home Entertainment, Mitsubishi e Toho