Totally Twisted Fairy Tales
No final de 1994, "O Rei Leão" já havia ultrapassado os US$250 milhões de bilheteria e a Disney traçava planos para os próximos lançamentos. Três filmes animados por ano. Os estúdios de animação estavam produzindo "Pocahontas", o time de produção em stopmotion estava criando "James e o Pêssego Gigante", e uma divisão da Walt Disney Television Animation chamada Disney Movietoons, estava produzindo "A Goofy Movie". A divisão Movietoons estava no auge em 1995, tendo todo tipo de projetos interessantes para prosseguir após "A Goofy Movie", incluindo um dos mais promissores: um projeto para vídeo chamado "Totally Twisted Fairy Tales".
A idéia era aproveitar o conceito do "World Premiere Cartoons" criado pelo Cartoon Network, depois contratar os melhores escritores de sitcoms junto com os melhores diretores da Walt Disney Television. A Disney esperava que a equipe pensasse alto e livremente para ver o que acontecia. Em outras palavras, fazer cartoons do modo antigo, ter um bom tempo e esperar pelo melhor.
Após vários meses de discussão, uma permissão preliminar foi dada para quatro curtas-animados. "Redux Riding Hood" seria o primeiro, e se ficasse tudo perfeito o restante seria produzido. A produção do curta começou em setembro de 1995 e o filme foi finalizado em agosto de 1996.
Mas agora existia um problema: não se parecia nem soava um filme Disney. Eram 15 minutos de animação finalizada que mais se assemelhavam aos velhos desenhos de "Rocky & Bullwinkle" do qualquer outra coisa. Outro problema é que o projeto do vídeo teria que aguardar mais tempo já que o segundo curta da lista ainda estava no fim da pré-produção. Então, o que o pessoal da Movietoons resolveu fazer? Colocaram o curta finalizado no circuito de festivais. Em 1998, "Redux Riding Hood" foi incluído em diversos festivais. E os demais curtas? Um acabou sendo cancelado porque o estúdio teria achado muito ruim. O outro, "Jack in the Beanstalk" (João e o Pé de Feijão) de Peter Nolan (ou Larry Sanders) estaria ainda em produção, enquanto "The Three Little Pigs" (Os Três Porquinhos), versão de Darrol Rooney, estaria sendo finalizado e também seria incluído no circuito de festivais, além de ser enviado para a comissão do Oscar. Esses dois curtas teriam sido finalizados e estão nos arquivos Disney.
De qualquer modo, o diretor Oscar (Steve) Moore fez um ótimo trabalho em "Redux Riding Hood". O curta utiliza design estilizado nos personagens e um estilo diferente para mostrar os cenários. O elenco de vozes fantástico inclui Narrator (Garrison Keillor),The Wolf (Michael Richards), Red Riding Hood (Lacy Chabert), Grandma (June Foray), Woodsman (Fabio), Doris (Mia Farrow), Wolf´s Boss (Don Rickles), Leonard Fox (Adam West) e Thompkins (Jim Cummings).
O história do desenho começa contando a saga de "Chapéuzinho Vermelho". O lobo (Michael Richards) tenta capturar a Chapéuzinho Vermelho (Lacy Chabert) após ter devorado a Vovó (June Foray). Daqui para frente o desenho começa a satirizar o tema. O lobo é obssecado por não ter conseguido capturar a Chapéuzinho. Ele não consegue dormir, é ridicularizado por seus colegas no trabalho, e está deixando sua esposa louca. A esposa é uma ovelha chamada Doris (Mia Farrow), que afirma ter se arrependido de não ter se casado quando teve chance com o ricaço Leonard Fox (Adam West), que mais se parece uma caricatura de Bill Gates. Sem emprego, brigado com a esposa e com a humilhação de não ter conseguido capturar a Chapéuzinho, o lobo resolve acabar com todos os seus problemas, o que inclui a construção de uma máquina do tempo. O lobo usa a máquina diversas vezes afim de conseguir sair vitorioso na tarefa.
A idéia era mostrar que a Disney também sabia produzir sátiras de contos clássicos, mas tendo apenas um curta finalizado e aprovado, o lançamento de um vídeo foi cancelado. Muitos garantem que a fita faria sucesso mesmo se tivesse apenas o "Redux Riding Hood". Os três curtas permanecem inéditos em vídeo e DVD.
"Redux Riding Hood" foi indicado para o Oscar de Melhor Curta-Animado, mas perdeu para Geris Game (o Jogo de Geri) - curta digital da Pixar com um velhinho e o jogo de xadrez. Não se sabe se estes curtas estarão disponíveis em DVD num futuro próximo, já que se tratam de filmes "experimentais".
Ficha técnica
Redux Riding Hood (Chapeuzinho Vermelho - 1997)
Estúdio: MovieToons
Companhia: Walt Disney Pictures
Diretor: Steve Moore ("Timon & Pumbaa")
Co-diretor: Dan O´Shannon ("Cheers")
Duração: Aproximadamente 15 minutos
Three Little Pigs (Os Três Porquinhos)
Estúdio: Movietoons
Companhia: Walt Disney Pictures
Roteiro: Frank Coniff
Diretor: Darrol Rooney
Jack In the Beanstalk (João e o Pé de Feijão)
Estúdio: Movietoons
Companhia: Walt Disney Pictures
Estágio do projeto: Fase final - pós-produção.
Roteiro: Peter Tolan ("Larry Sanders")