Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Em Produção

Walt Disney Feature Animation - Filmes em produção

Walt Disney Feature Animation - Filmes em produção

O principal estúdio da Disney, o Walt Disney Feature Animation, em Burbank, tem diversos filmes em produção. Vejamos alguns deles.

A Família do Futuro MEET THE ROBINSONS

Originalmente planejado para dezembro de 2006, mas agora com lançamento previsto para março de 2007, é "Meet the Robinsons", baseado num livro de sucesso de Wiliam Joyce (A Day in the life of Wilbur Robinson). No animado, conhecemos a história do garoto Lewis, uma espécie de gênio infantil de 12 anos. Ele cria um pretensioso projeto, um scanner de memória que ele espera usar para reativar as memórias mais antigas da sua mãe para tentar descobrir os motibos que a levaram a colocá-lo em processo de adoção. Mas lógico, antes disso ele precisa enfrentar o vilão Bowler Hat Guy (e seu diabólico chapéu e companheira Dóris).

A parte maluca do filme podia parar por aí, mas ainda tem mais. Quando Lewis aparentemente desiste do seu plano, surge um misterioso garoto vindo do futuro, que o raptou em uma máquina do tempo para uma viagem no tempo para o futuro, onde passará um dia com a excêntrica família Robinson num mundo repleto de carros voadores e cidades flutuantes. Daí em diante, eles caçam Bowler Hat Guy, salvam o futuro e descobrem um obscuro segredo da família Robinson.

"Meet the Robinsons" foi o primeiro projeto aprovado pelo então novo presidente do estúdio, David Stainton (que renunciou após a compra da Pixar). O filme terá como produtor executivo Clark Spencer (de "Lilo & Stitch) e produção de Dorothy McKim. Stephen Anderson é o diretor (ele foi chefe de história de "Irmão Urso" e "A Nova Onda do Imperador").

Com a compra da Pixar, John Lasseter e sua equipe revisaram o conteúdo de "Meet the Robinsons" e levantaram bandeira amarela para uma parte do filme. Pelo que foi divulgado, o problema começa quando o protagonista conhece os Robinsons. A tela se enche de cenários e personagens coloridos, que agem de modo bizarro. Até porque eles supostamente são excêntricos. O desafio é fazer essa família ter um senso de união em que um realmente se importa com o outro. Tudo para que o público também se conecte emocionalmente aos personagens.  O que deu errado é que o filme começa de forma sólida, termina de forma emocionante, mas o segundo ato (o meio do filme) ainda tem problemas.

Mas daí teremos a história interessante de que este projeto foi um dos menos problemáticos dos últimos tempos na Disney. Isso é verdade. Tanto que ainda quando assistiam os reels com storyboards, diziam que se conseguissem transferir as imagens dos storyboards para animação, o filme seria perfeito. Mas a verdade é que essa transferência não foi literal. Este foi o primeiro projeto aprovado na gestão de David Stainton, e David supostamente enviou diversas notas sugerindo mudanças ao diretor. E com novas notas chegando, "A Day with Wilbur Robinson" (até então o nome do projeto) ficou mais e mais diluído. Distanciando-se cada vez mais da idéia original. Agora com John Lasseter e uma nova equipe criativa, o filme foi atrasado em alguns meses. E espera-se que até lá, o problema no segundo ato seja resolvido.

"Meet the Robinsons" contará com a trilha musical de Danny Elfman ("O Estranho Mundo de Jack", "A Noiva Cadáver"), e um elenco de vozes que inclui:

Angela Bassett............. Mildred
Paul Butcher................. Stanley (attached)
Jessie Flower ............  Young Franny
Spencer Fox ................ ?
Jordan Fry ...................  Lewis
Daniel Hansen ..........  Lewis (voice)
Tom Kenny .................  Mr. Willerstein
Kelly Ripa  ..................  ?
Ethan Sandler ...........  ?  
Wesley Singerman .... Wilbur (voice)
Adam West ................. ?
Harland Williams ...... ?

Veja o primeiro teaser trailer aqui!

Veja um teste de animação da Siggraph em 2005, aqui!

Veja a segunda parte do teste na Siggraph aqui!

ENCHANTED

"Enchanted" utilizará animação 2D tradicional e cenas reais (live-action). A animação mostrará o mundo de fantasia da história, enquanto as cenas reais mostrarão Nova York. O filme terá uma introdução de 8 minutos em animação que inclui até uma canção, mostrando Giselle (Amy Adams), uma garota do mundo animado de Andalasia, sendo  vítima da malvada Rainha Narissa (Susan Sarandon) que não quer vê-la casando com seu filho, o Príncipe Edward (James Marsden). A Rainha manda Giselle para Nova York. Desse ponto em diante, o filme se transforma numa comédia romântica. Giselle conhece o personagem de Patrick Dempsey, um pai solteiro com uma filhinha, que se apaixona por ela.

O Príncipe chega ao mundo real com intenção de encontrar Giselle e levá-la de volta ao mundo animado. Mas tudo se complica quando o Príncipe conhece Nancy (Idina Menzel), que nada mais é do que a noiva do tal pai solteiro. O Príncipe decide que não gosta mais de Giselle e sim dela, e assim juntos retornam ao mundo animado. Daí em diante são mais reviravoltas.

A parte animada do filme não está sendo produzida nos estúdios Disney de Burbank. O serviço foi terceirizado para ex-artistas do estúdio. O trabalho está a cargo do estúdio James Baxter Animation. Baxter, um veterano animador com personagens fantásticos em seu currículo como a Bela, Rafiki e Quasímodo, está supervisionando a animação. A Disney, por sua vez, emprestou Andreas Deja ao estúdio de Baxter, o que nos diz que a animação tradicional do filme deverá ser de primeira.

"Enchanted" será o primeiro filme híbrido da Disney desde 1988, quando foi lançado "Uma Cilada para Roger Rabbit". O veterano compositor da Disney, Alan Menken, é o responsável pela trilha musical. Glenn Slater (de "Nem que a Vaca Tussa) será o letrista das canções. Ainda assim, há notícias dizendo que na verdade o parceiro de Menken no filme na verdade é Stephen Schwartz. O filme está programado para 2 de novembro de 2007.

A direção é de Kevin Lima ("Tarzan", "102 Dálmatas").

AMERICAN DOG

Este filme, planejado para 2008, conta a história de um cão-estrela de tevê que é abandonado no deserto de Nevada na companhia de um enorme coelho radioativo e um impaciente gato de um só olho.

A direção, roteiro e design estavam a cargo de Chris Sanders (chefe de história de "Mulan" e co-diretor do popular "Lilo & Stitch"). Quem acompanhou um pouco do projeto garante que o filme é um passo adiante em termos criativos e que com Chris Sanders no comando, no mínimo teremos um filme muito divertido. Com a chegada de John Lasseter (após a compra da Pixar), o filme está sendo reavaliado e pode ganhar algumas mudanças, espera-se que para melhor. Mas Chris Sanders foi afastado do projeto, o que pegou de surpresa toda a indústria da animação.

O site Wikipedia aparesenta como sendo o elenco de vozes (ainda não confirmado pela Disney) John Cusack, Russell Crowe, Bernie Mac, Kirsten Dunst, Kathy Najimy, Tommy Lee Jones, Bruce Greenwood, Hugh Grant, Woody Harrelson, Philip Baker Hall e Sarah Jessica Parker. 

Veja um teste de animação da Siggraph em 2005, aqui!

RAPUNZEL

Para 2009, a Disney promete uma versão do conto-de-fadas "Rapunzel". Até então o título do projeto era "Rapunzel Unbraided" (Rapunzel Desentrançada) e seguiria a lógica cômica ao estilo "Shrek". Mas no último ano, o projeto ganhou uma mudança de direção, e já se sabe que John Lasseter deu mais liberdade para fazer o filme da melhor forma possível.

A premissa básica do filme é: "Cansada de tantos finais de histórias onde o verdadeiro amor conquista tudo, uma frustrada bruxa traz dois adolescentes do mundo real para um contro de fadas clássico, e os transforma numa lendária heroína de longos cabelos e seu galante príncipe". Com a atual gestão modificando os filmes em produção, é possível que essa premissa tenha mudado, mas até o momento é essa a idéia do filme.

Tendo o veterano e mestre da animação Glen Keane no comando da direção, "Rapunzel" tem sido visto como o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Disney dos últimos anos. Outro projeto em que Glen trabalhou, "Tarzan", também contou com investimento e tempo de pesquisa no desenvolvimento da tecnologia "Deep Canvas", que possibilitou dar a selva um ambiente mais tridimensional. Para "Rapunzel", Glen Keane desenvolve uma forma de fazer uma transição de quadros clássicos para o estilo de animação computadorizada.

Outra novidade é que John Lasseter teria aprovado que "Rapunzel" seria um híbrido de animação tradicional e CGI, mas ainda é preciso aguardar para vermos o que de fato está sendo feito.

Originalmente o filme contava com mais dois diretores, a dupla Ron Clements e John Musker. Mas pouco tempo depois do início da pré-produção, apenas Glen Keane ficou no comando.  Lisa Keene é a diretora de arte. No elenco de vozes Kristin Chenoweth como Rapunzel, e Dan Fogler como Príncipe. Durante um bom tempo, Reese Witherspoon estava no projeto, até como produtora executiva. Mas se desligou do projeto assim que muitas de suas idéias provaram não ser efetivas para o filme. Até o momento, as canções de "Rapunzel" terão Jeanine Tesori.

Durante a Siggraph 2005, Glen Keane comentou que para o visual desse filme se inspirou num quadro chamado "The Swing". Ele foi pintado por um artista francês chamado Jean-Honore Fragonard. O quadro preferido de Glen Keane foi usado para desafiar a diretora de arte, Lisa Keene. O desafio era criar uma imagem da Rapunzel (num balanço) tão rica quanto o mundo sugerido pela pintura de Fragonard. E por incrível que pareça, Lisa conseguiu fazer isso utilizando a técnica CG. É possível observar o quadro e a imagem em CGI na coluna ao lado.

OUTROS PROJETOS

Com a compra da Pixar, e a chegada de um novo chefe de animação, é difícil saber quais outros projetos estão em produção. "Gnomeo e Julieta", projeto tendo Elton John como compositor e produtor foi limado da Disney, e agora está sendo produzido por outro estúdio na Europa. Possivelmente a Disney irá distribuí-lo nos cinemas. Com o cancelamento de "Fantasia 2006", alguns curtas já finalizados estão sendo lançados individualmente. Lasseter em recente reunião informou que deseja ver a Disney produzindo novos curtas. A boa nova é que Eric Goldberg, John Musker e Ron Clements estão de volta ao estúdio do Mickey. Os dois últimos estão trabalhando num novo curta animado que utiliza animação tradicional.

"The Tinker Bell Movie" é outro filme que parecia estar em estágio avançado para entrar em produção, mas foi suspenso após a chegada de John Lasseter na Disney. O projeto está sendo reavaliado e pelo visto terá estréia só em 2008.  Baseado na popularidade da personagem Sininho (de "Peter Pan"), o novo filme seria ambientado num reino de fadas. A Disney recentemente lançou uma marca só das "Fadas" que inclui quadrinhos e série de tevê. Ainda é preciso aguardar para saber se o longa-metragem está realmente aprovado.

 

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.