Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Em Produção

Como ser um animador?

Como ser um animador?

por Celbi Pegoraro

A pergunta é comum e recebo diversos e-mails sobre este assunto desde que o Animagic foi aberto em 2001. "Como ser um animador?" Além dessa, há perguntas sobre "onde estudar?", "onde trabalhar?", "como montar portfólio?" ou "como trabalhar na Disney (ou qualquer outro dos grandes estúdios)?" Até para resumir e facilitar o trabalho de responder individualmente resolvi dedicar este espaço a respondê-las sucintamente e, quando possível, atualizá-lo quando aparecem informações úteis.

A questão do portfólio para quem já é designer, animador ou algo do gênero é importante. Nesta área valorizam mais um bom porfólio do que um diploma. Como é dito no texto que reproduzo mais adiante, o artista precisa dominar uma série de talentos artísticos para merecer uma chance num grande estúdio (e não vale dizer que sabe desenhar o Mickey Mouse).

Em geral, o portfólio é formado por seus desenhos, trabalhos já produzidos, desenhos de observação, figura humana e qualquer outra coisa que possivelmente chame atenção de um selecionador. Vale a pena ser criativo, especialmente se a idéia é trabalhar numa Disney ou DreamWorks. Tecnicamente é mais fácil conseguir uma vaga nos ciclos de expansão econômica.

Onde trabalhar? Essa questão já é mais difícil de ser respondida. No Brasil não existem grandes produtoras de animação. O que temos são pequenos estúdios e agências (algumas de ótimo nível) produzindo seriados, propaganda e projetos experimentais. Não se observa a criação de um pólo na produção de animação, ainda que o eixo Rio-São Paulo seja mais forte nisso.

Nos últimos anos, o estado de Santa Catarina tem se mostrado um mercado em potencial para novos empreendimentos no meio. O mesmo acontece em outros países, até mesmo nos EUA. A diferença lá é que existem os grandes estúdios e produtoras de TV que concentram o filé-mignon da indústria da animação mundial.

Onde estudar? O diploma não é o principal requisito para um animador, mas os estudos pesam no talento do artista, que pela formação tem contato com as mais direrentes técnicas, estilos, além de um lastro de conhecimento artístico-histórico. No Brasil, infelizmente não temos grandes cursos acadêmicos na área. Em geral, um potencial artista irá cursar faculdade de cinema ou design (Desenho Industrial). O pouco que existe especificamente são cursos de especialização (lato-sensu). Em São Paulo, não existe mais na Universidade Mackenzie a especialização em Produção e Criação em Cinema, Animação e HQ, que parecia um curso em franca evolução.

Já para quem mora no Rio de Janeiro, há uma boa opção. Na PUC-Rio há uma pós-graduação em animação no Departamento de Artes e Design e Departamento de Informática. http://www.cce.puc-rio.br/artes/espanimacao.htm

Fora do âmbito acadêmico, listo os seguintes cursos disponíveis em São Paulo e no Rio:

Academia de Animacao e Artes Digitais (http://www.academiadeanimacao.com.br)
Sao Paulo, Sao Paulo Brasil

Escola Melies (http://www.melies.com.br)
São Paulo, Brasil

Cadritech Computacao Grafica (http://www.cadritech.com.br/)
Sao Paulo, SP Brasil
  
Azimut (http://www.azimut.com.br/treinamento/)
Rio de Janeiro, Brasil

Universidades com cursos de animação no exterior:

- Cal-Arts (http://www.calarts.edu/) - Situada na Califórnia, a mais famosa e prestigiada, ainda que extremamente cara. É necessário um investimento de US$ 200 mil dólares por baixo para os estudos na California Institute of the Arts.

- University of Southern California’s School of Cinematic Arts
(http://cinema.usc.edu/programs/hench-animation/video-overview-hench53014.htm)

- New York Tisch School of Arts (http://www.tisch.nyu.edu/), onde leciona o animador e historiador John Canemaker

- Savannah College of Art and Design  (http://www.scad.edu/animation/) - situada no estado da Georgia, EUA.

- Ringling College of Art and Design (http://www.ringling.edu/CA.36.0.html) - situada na Flórida, EUA.

- Sheridan College (http://www1.sheridaninstitute.ca/programs/0910/schoolsort_s.cfm#SAAD) - instituição muito prestigiada situada no Canadá e mais em conta do que a Cal-Arts.

- Gobelins L´école de l´image (http://www.gobelins.fr/presentation-anim-gb.htm) - instituição situada na França.

Para os futuros animadores (publicado originalmente no site oficial do filme "Fantasia 2000" na época de seu lançamento em 1999).

A animação é um meio único que requer colaboração e a combinação de várias habilidades para resultar no filme pronto. Este processo pode envolver apenas um indivíduo ou um grupo de centenas de artistas e técnicos. Muitos artistas supõem erroneamente que para trabalhar em um estúdio de animação, eles têm que ser "animadores". Nada poderia estar mais longe da verdade. Embora o animador desempenhe o papel crítico de dar vida, ação e emoção a uma série de desenhos bidimensionais ou a modelos tridimensionais estáticos, tão importantes quanto eles são aqueles que criam os ambientes, pintam os fundos, constróem modelos tridimensionais, compõem as imagens ou controlam o fluxo das cenas.

Para o artista interessado numa carreira como animador, é essencial entender todos as funções artísticas necessárias. Enredo, Desenvolvimento visual, Design de personagens, Animação, Arte final, Cenários de fundo, Efeitos especiais, Acabamento e continuidade são, frequentemente, departamentos em um estúdio. Apesar de as habilidades artísticas atravessarem as fronteiras destes departamentos, os artistas normalmente percebem que suas habilidades os farão mais adequados para uma área mais do que outra. A criação de um filme envolve muitos especialistas trabalhando juntos. Cada especialista tem que se destacar.

Entretanto, há habilidades gerais pertencentes à maioria das áreas artísticas que permeiam esta forma de arte. O artista deve ter boa fundamentação em desenho para mostrar o assunto literalmente e, também, de modo a contar a história ao espectador. Isto exige uma formação minuciosa em desenho realístico. Anatomia, estudos da figura humana, esboços rápidos, desenho de cabeça e de mãos, e croquis de animais deverão ser estudados. Este estudo pode ocorrer durante anos, enquanto se adquire as especificidades do desenho para animação, como espremer e esticar,e produzir antecipação, continuidade e sobreposição de movimentos.

Além das habilidades em desenho, também é aconselháver dominar design, composição, perspectiva, cor e criação de efeito de profundidade através do uso de luz e sombra. Isto deve ser uma conquista a longo prazo, consumindo vários semestres de trabalho contínuo.

É necessário lembrar que animação é um meio cinematográfico. Deste modo, aulas de filmagem e história do Cinema são importantes, assim como o entendimento da linguagem cinematográfica, edição e concepção do filme e do som. Se o artista tiver como objetivo último tornar-se um animador de personagens, aulas de interpretação e improvisação teatrais seriam úteis.

Para quase todas as áreas do processo moderno de animação, é bom ter um conhecimento básico do computador. Esta habilidade é crucial se o artista desejar desempenhar um trabalho em tempo integral com os meios da arte digital. Tenha em mente que o computador não é um substituto para nenhuma das habilidades centrais mencionadas aqui. Como o lápis, um pincel ou um monte de argila, o computador é uma ferramenta que o artista usará para criar seu trabalho.

Animação é um esforço de equipe. Ter a capacidade de trabalhar em conjunto e comunicar idéias eficazmente será de grande valia, junto com seu esforço artístico. Os funcionários mais promissores para qualquer estúdio são aqueles que combinam habilidades artísticas, uma forte ética de trabalho e capacidade de colaboração com outros artistas, de modo a alcançar os melhores resultados possíveis em design, concepção e animação.

Ainda quer ser um animador?

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.